Mauro Neto /Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está oferecendo até esta sexta-feira (20/09), consultas em urologia, otorrinolaringologia, neurologia, reumatologia e gastroenterologia, no Hospital Regional Padre Colombo, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação faz parte do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima, para ampliar o acesso da população aos serviços oferecidos na rede pública.

Na quarta-feira (18/09), os atendimentos serão realizados até às 17h. Já na quinta-feira (19/09), os atendimentos acontecem das 8h às 12h e das 14h às 17h. No dia 20, as consultas irão ocorrer das 8h às 12h. A expectativa é atender cerca de 800 pessoas no município e cidades vizinhas.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou que a Gerência de Saúde da Região do Baixo Amazonas, implantada no município em maio deste ano pelo Governo do Estado, identificou as especialidades com maior demanda na área de abrangência, para atendimento à população.

“O Governo do Amazonas está atento às demandas regionais e segue trabalhando para aumentar o acesso da população aos serviços de saúde. Essa é uma orientação do governador Wilson Lima, com a intenção de potencializar a saúde no interior”, afirmou.

A autônoma Maria Neuzete, 47, esteve na ação para tratar de um problema de reumatologia que a impediu de trabalhar com artesanato na cidade. Ela agradeceu o apoio e saiu na expectativa de voltar a atuar na profissão no período do festival folclórico do próximo ano.

“Desde os 24 anos que eu sofro de dormências na minha mão. Sou artesã e tinha parado de tecer cipó porque não conseguia me apoiar. E hoje tive a oportunidade de ser consultada; não tenho condições de ir para Manaus, e eu agradeço a Deus por essa oportunidade; vou tomar meus medicamentos para eu voltar a fazer minhas cestas e vender em junho no Festival”.

Mais acesso à saúde

O Governo do Amazonas realizou, entre 6 de agosto e 6 de setembro deste ano, mais de 3,9 mil exames de mamografia e ultrassonografia com a Carreta da Saúde em Parintins.

A unidade móvel da SES-AM ficou estacionada no Bumbódromo, onde a população teve acesso aos exames de mamografia, ultrassonografia de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

“Conseguimos percorrer, com as duas unidades móveis, municípios da Região Metropolitana e também a população de Parintins, no Baixo Amazonas. Isso permitiu o acesso rápido a exames que são importantes para o diagnóstico precoce de doenças. Em 30 dias em Parintins atendemos, além dos moradores da cidade, a população dos municípios vizinhos”, reforçou a secretária Nayara Maksoud. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorDeputado Felipe Souza apresenta Projeto de Lei que visa conscientizar sobre saúde física de crianças e adolescentes no Amazonas
Próximo artigoAlunos da escola Aribaldina de Lima Brito participam do projeto ‘Conhecendo o Legislativo’