Omar Aziz foi recebido pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Geraldo Alckmin, para a assinatura de uma alteração no Processo Produtivo Básico (PPB) da resina de plástico

O senador Omar Aziz (PSD-AM), líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, foi recebido pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Geraldo Alckmin, para discutir medidas em prol da Zona Franca de Manaus (ZFM). Uma das principais ações foi a assinatura de uma alteração no Processo Produtivo Básico (PPB) da resina de plástico, visando garantir competitividade às indústrias da região.

A modificação no PPB da resina de plástico é fundamental para as indústrias da ZFM, pois proporciona a manutenção e criação de empregos e renda na região. Além disso, a reunião abordou outros pleitos importantes, como a restauração das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de setores cruciais, incluindo eletrônicos, informática, descartáveis e brinquedos, que enfrentaram severas perdas durante o governo anterior, resultando em demissões significativas.

O senador destacou a importância dessas medidas para recuperar postos de trabalho perdidos no setor. “Levamos uma pauta com itens para discutir com o ministro Alckmin e o primeiro deles foi o PPB do termoplástico, o qual estavam querendo mudar, aumentando de 0,5% para 3% os polímeros. Isso criaria uma dificuldade muito grande para a gente, porque nós importamos, importamos por um quarto do valor que é produzido no Brasil”, explicou Aziz.

Além dessas questões, o senador também levou à mesa a questão do reajuste dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que enfrentam perdas salariais desde 2016. Ele também falou sobre tratativas com a Prefeitura de Manaus para destinar uma área do Distrito Industrial para a construção de moradias populares dentro do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Outros assuntos discutidos incluíram questões relacionadas ao setor de componentes de celulares.

Artigo anteriorMPAM investiga possíveis irregularidades no curso de formação do Corpo de Bombeiros do Amazonas
Próximo artigoGuaíba baixa dos 5m pela 1ª vez na semana, mas chuvas continuam no RS