Fotos: Michel Amazonas

O compositor e poeta Ronaldo Barbosa, um dos grandes nomes da história musical do Boi Caprichoso, recebeu nesta sexta-feira (14) o Título de Cidadão Parintinense, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Parintins. A homenagem foi proposta pelo vereador Azamor Pessoa (MDB) e reconhece a contribuição do artista para a cultura amazônica e para a identidade cultural do município.

Natural de Campina Grande, na Paraíba, Ronaldo construiu em Parintins uma trajetória de mais de quatro décadas dedicada à música, à poesia e à cultura do Boi-Bumbá Caprichoso. Ao longo da carreira, Ronaldo Barbosa compôs mais de 100 toadas e ajudou a construir importantes capítulos da história musical do Caprichoso. Suas obras abordam a Amazônia, a floresta, os povos originários, os mitos e elementos que fazem parte do imaginário amazônico.

Entre suas composições estão sucessos como “Saga de um Canoeiro”, “Poder da Criação”, “Kananciuê”, “Pesadelo dos Navegantes”, “Réquiem – Prece aos Espíritos”, “Amazonas Ayakamaé”, “Amazônia, Catedral Verde”, “Canto da Yara”, “Ritual da Vida”, “Bicho-Homem”, “Candelabros Azuis”, “Cobra Grande” e “Mura: O Príncipe das Águas”, entre outras obras eternizadas por grandes intérpretes do Boi Caprichoso.

A trajetória de Ronaldo também se destaca pela contribuição para a evolução da toada de boi-bumbá. O compositor trouxe novas métricas, estruturas melódicas e possibilidades poéticas para o gênero, além de ampliar a presença de temáticas relacionadas aos povos originários e à cultura amazônica.

Emocionado, Ronaldo Barbosa recebeu a honraria cercado por familiares, amigos e admiradores de sua trajetória. O momento foi marcado por aplausos e manifestações de carinho, em uma celebração que reconheceu não apenas o artista, mas também a relação construída ao longo de décadas com Parintins e sua cultura.

Durante a homenagem, Ronaldo falou sobre a relação entre poesia, música e espiritualidade e destacou que sua produção artística nasce da emoção e da fé.

“A poesia é para quem precisa dela, para quem precisa ouvir. A poesia faz morada na alma, mas na alma daquele que tem alma e que gosta de ouvir a boa música. E eu sempre digo que a música e a poesia se aproximam muito do divino, não desmerecendo as outras artes, porque ela tem a linguagem do céu. E as minhas poesias eu faço com emoção, com coração e coloco na frente sempre Deus em primeiro lugar, porque eu sou poeta por obra do destino, mas também pela graça de Deus”, destacou.

Ao falar sobre o significado da honraria, o compositor ressaltou que o reconhecimento representa muito mais do que uma conquista individual.

“Essa honraria para mim vai ficar na história e na memória porque não é só para mim, é para todos aqueles pela tenacidade e o sonho do caboclo que faz essa cultura ser tão grande. Eu recebo essa honraria de forma muito especial na minha vida”, concluiu.

A homenagem marca mais um capítulo da trajetória de Mestre Ronaldo Barbosa, que transformou sua relação com Parintins e com o Boi Caprichoso em uma obra que atravessa gerações. Foi na Ilha da Magia que construiu parte essencial de sua história e deixou seu nome registrado na cultura do município.

Artigo anteriorBrasil assume 2ª posição provisória no ranking do Mundial de Ginástica
Próximo artigoLibertadores: Rosario Central acusa torcida do Corinthians de racismo