Imagem colorida de enchentes no Texas - Foto: Eric Vryn/Getty Images

O governador do Texas, Greg Abbott, se pronunciou neste sábado (7/6) sobre as operações de resgate às vítimas das enchentes devastadoras que atingem o estado desde a última sexta-feira (4/7). Em publicação na rede social X (antigo Twitter), ele afirmou que os socorristas seguirão trabalhando até localizar todos os desaparecidos.

“O que vimos nas últimas 24 horas é tipicamente texano. Os texanos enfrentam desafios de frente, e hoje não é diferente. Nossos socorristas não vão parar até que todas as pessoas desaparecidas sejam encontradas”, escreveu Abbott.

As inundações já causaram a morte de pelo menos 51 pessoas e deixaram dezenas de desaparecidos, segundo informações das autoridades locais.

Crianças desaparecidas em acampamento cristão

Entre os desaparecidos, cerca de 20 meninas sumiram nas imediações do acampamento cristão Camp Mystic, localizado às margens do Rio Guadalupe, no Condado de Kerr, a aproximadamente 96 km de San Antonio. As buscas na região continuam sob forte mobilização de equipes de resgate terrestre e aéreo.

Operações de resgate e número de vítimas

De acordo com balanço parcial divulgado por autoridades estaduais:

  • 51 mortes foram confirmadas até agora;

  • Cerca de 850 pessoas já foram resgatadas com vida em diferentes regiões atingidas;

  • As operações de evacuação continuam em áreas de risco.

O volume de chuvas extremo causou transbordamentos de rios, deslizamentos e deixou várias comunidades isoladas. Equipes da Guarda Nacional dos EUA, Corpo de Bombeiros, voluntários e profissionais de emergência atuam em conjunto nas regiões mais afetadas.

As autoridades pedem que a população evite transitar por áreas alagadas e siga as orientações das equipes de segurança.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorLíderes do Brics se reúnem no Rio sob presidência brasileira para discutir governança global, clima e IA
Próximo artigoMais de 20 brasileiros que lutam na guerra da Ucrânia estão desaparecidos, apontam fontes diplomáticas