Candidatos da segunda prova do Enem 2024 no prédio do Cefet, no Maracanã, na Zona Norte do Rio — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

E o segundo dia do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) teve questões sobre a redução da área do Maracanã por conta da Copa do Mundo de 2014, sobre a vacina da Covid-19 utilizando um texto de 2021 e reciclagem de alumínio, setor que o Brasil se destaca.

Em Matemática, os estudantes tiveram que analisar a redução da área do estádio do Maracanã, que foi reformulado para a Copa do Mundo de 2014. Já a questão de Covid-19 foi cobrada entre os itens de Biologia. A pergunta queria saber se o estudante sabia qual é o funcionamento de uma proteína.

— Foram 15 de Químicas e algumas com Biologia. Esse ano tivemos voltas de temas como Eletroquímica, que não caiu ano passado, e reconhecimento de funções orgânicas, que não aparecia há um tempinho — conta Caroline Azevedo, professora do colégio Ao Cubo. — Questões clássicas como separação de misturas, polaridade e deslocamento de equilíbrio também apareceram. E tinham quatro questões muito fáceis, três de conta que não estavam fáceis.

Também caíram questões abordando temas ambientais, como geração de gases e produção de energia com placas solares.

— Achei a prova bem feita, bem ambiental e que o aluno pode fazer bem rapidamente.

A prova deste domingo tem 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza, que reúne Física, Química e Biologia. Na primeira etapa da prova, no domingo passado, foram 45 questões de Linguageus e outras 45 de Ciências Humanas, que reúne Sociologia, Filosofia, História e Geografia.

A primeira etapa da prova, no domingo passado, cobrou, além da redação, seis questões tratando de temas raciais. Também foram cobrados itens sobre desinformação, a tragédia de Mariana, Machado de Assis, jogos olímpicos e perguntas que citaram Rita Lee e Caetano Veloso. Veja mais detalhes aqui.

— A prova seguiu um padrão semelhante a de anos anteriores em relação ao modelo de cobrança. Muitas questões que envolviam temáticas culturais brasileiras, que é uma questão sobre sítio nas areia, por exemplo, uma outra questão que falava sobre a questão do cordel, da xilografura — contou Ávila Oliveira, professor de Redação e Linguagens de Colégio Unificado, que fez a prova.

Artigo anteriorConfusão antes de Atlético-MG x Flamengo: setor visitante tem tentativa de invasão
Próximo artigoChelsea x Arsenal: clássico termina empatado em 1 a 1, com gols que ‘falam’ português