Jose Cruz/Agência Brasil

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que tiveram o pedido de atendimento especializado negado podem entrar com recurso a partir desta segunda-feira (23). O prazo segue até sexta-feira (27).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados dos pedidos foram divulgados na Página do Participante. Para solicitar uma nova análise, é necessário anexar documentos que comprovem a condição informada.

O candidato deve fornecer dados corretos no momento da inscrição, sob risco de eliminação do exame e responsabilização legal em caso de informações falsas.

O Inep também pode solicitar, a qualquer momento, documentos que justifiquem a solicitação de atendimento especializado.

Em casos de acidentes ou situações de força maior que ocorram após o período de inscrição, o participante pode solicitar o atendimento por meio da plataforma Fala.BR. O pedido deve ser feito até dez dias antes das provas, que ocorrem nos dias 9 e 16 de novembro, mediante apresentação de documentação comprobatória.

Excepcionalmente nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.

Pagamento da taxa de inscrição

Os candidatos que não obtiveram isenção devem pagar a taxa de R$ 85 até o dia 27. O pagamento pode ser feito via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, conforme o banco. Para pagar por Pix, basta escanear o QR Code disponível no boleto gerado na Página do Participante.

Estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 têm isenção automática e não precisam gerar o boleto.

Artigo anteriorIrã promete retaliação “contundente” e “sem recuo” após ataques dos EUA a instalações nucleares
Próximo artigoFCecon inicia processos de melhorias na infraestrutura de rede de computadores