Foto: Pixabay

A enxaqueca é um dos tipos de dores de cabeça mais comuns. O problema neurovascular é causado por um desequilíbrio químico no sistema nervoso central, e se caracteriza por dores latejantes em apenas um dos lados da cabeça.

A frequência pode variar desde episódios bem espaçados até várias vezes ao mês, com crises que duram até 72 horas. Há também a enxaqueca que não causa dor, e tem como sintomas vertigem, tontura e desequilíbrio.

“Uma boa dica para evitar crises é manter uma dieta equilibrada, com consumo de alimentos mais saudáveis, em detrimento dos produtos industrializados, e ingerir bastante água. Além disso, esses hábitos, também contribuem para a saúde geral do organismo e para a longevidade”, destaca a nutricionista Nadya Caroline Mambelli Magri, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

O café, por exemplo, é saudável se consumido de forma moderada, mas é contraindicado em uma crise de enxaqueca. Isso porque a bebida pode piorar a dor em organismos mais sensíveis. Quem toma café com frequência e interrompe bruscamente o consumo também pode ativar uma crise de enxaqueca.

As bebidas que mais ocasionam dor são as alcoólicas, como o vinho tinto, a aguardente e a cerveja. Dentre os alimentos, estão os queijos maturados, a carne de porco, o chocolate, os derivados do leite e até mesmo as frutas cítricas. (Metrópoles)

 

Artigo anteriorPrograma Iniciativa Amazônia +10 encerra inscrições na próxima quarta-feira (10/08)
Próximo artigoUm em cada oito adultos apresenta sintomas de Covid longa, diz estudo