Com investimento total de R$ 50 milhões, a Chamada de Propostas n° 003/2022 – Iniciativa Amazônia +10 está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto, 17h, horário de Manaus. A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e visa o desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região da Amazônia Legal. 

Além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas  (Fapeam) outras Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) aderiram à proposta, entre elas a Acepe, de Pernambuco; Fapac, do Acre; FAPDF, do Distrito Federal; Fapeal, do Alagoas; Fapeap, do Amapá; Fapeg, de Goiás; Fapema, do Maranhão; Fapemat, do Mato Grosso; Fapepi, do Piauí; Fapergs, do Rio Grande do Sul; Faperj, do Rio de Janeiro; Fapero, de Rondônia; Fapes, do Espírito Santo; Fapesc, de Santa Catarina; Fapesp, de São Paulo; Fapespa, do Pará; Fapesq, da Paraíba; Fapt, do Tocantins; e Fundação Araucária, do Paraná. 

O principal objetivo da Chamada é apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, com foco no estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região amazônica. 

O Programa vai apoiar estudos que permitam não só o avanço do conhecimento científico e tecnológico sobre a região, propondo soluções de adaptação baseadas na comunidade, mas também promover o desenvolvimento de projetos conjuntamente com a população local, de forma a prioritariamente beneficiar a comunidade regional a longo prazo. Além de estimular a participação de formuladores de políticas públicas e investimentos públicos e privados nos projetos. 

Linhas temáticas 

As propostas cobertas pelo Edital, devem apresentar uma pesquisa científica que contribua para a resolução de problemas considerados prioritários para o avanço do desenvolvimento sustentável na região amazônica em uma das seguintes linhas temáticas: Linha temática 1 – Territórios como infraestrutura e logísticas que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar; Linha temática 2 – Povos da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas; Linha temática 3 – Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas.

Critérios de elegibilidade 

Para ser aceita, a proposta deve ser em consórcio colaborativo entre pelo menos três pesquisadores dos estados das FAPs que aderiram à Chamada, sendo que um deles deve obrigatoriamente ser da região amazônica, do Amazonas (AM), Acre (AC), Rondônia (RO), Roraima (RR), Pará (PA), Maranhão (MA), Amapá (AP), Tocantins (TO) ou Mato Grosso (MG). Os projetos terão prazo de vigência de até 36 meses. 

Acesse o edital em http://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-publica-n-o-0032022-confap-iniciativa-amazonia-10/ 

Artigo anteriorCongresso deu aval para governo executar R$ 213 bilhões fora do teto
Próximo artigoEnxaqueca: saiba alimentos e bebidas que pioram as crises