Chico Batata

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud/TJAM), atuou nesta sexta-feira (12/07), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep/TJAM) e o Comitê Gestor de Proteção de Dados, a quarta edição do “Curso de Formação Inicial para Estagiários” (CFIE) deste ano, com a participação de 66 acadêmicos de diversas faculdades de Direito da capital. Eles foram aprovados em seleção pública para vir no Programa de Estágio do TJAM, para contrato inicial de um ano, prorrogável por igual período.

O CFIE promove a integração entre os novos estagiários do Tribunal, proporcionando a eles um panorama do funcionamento da instituição e das ferramentas utilizadas na rotina de trabalho no Judiciário Estadual. 

A abertura do evento foi feita pelo chefe da Divisão Administrativa da Ejud, Leandro Oliveira, que explicou aos novos estagiários o funcionamento da Escola, além de abordar “Noções Introdutórias sobre o sistema Projudi” – sistema de tramitação processual utilizado pelo TJAM – e o “Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples (PNJLS)”.

A chefe da Seção de Estágio da Segep, Larissa Simões, foi responsável por tratar sobre direitos e deveres dos estagiários, o funcionamento das marcações de ponto, férias, pagamento e documentações necessárias para o processo de admissão no TJAM.

Temas como a “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)” e a “Inteligência Artificial” no contexto da LGPD foram abordados pelo membro do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais, do TJAM, Fabíola Borges.

Por fim, os estagiários participaram de uma palestra sobre “Assédio moral, sexual e discriminação”, assunto abordado pela chefe da Seção de Lotação, Integração, Adaptação, Desligamento e Integração, da Segep, Aline Gomes.

Para o diretor da Escola Judicial, o desembargador Cezar Bandiera, o CFIE é “essencial para integrar os novos estagiários ao ambiente do Tribunal e fornecer a eles uma visão abrangente do funcionamento da nossa instituição” e que a Escola, com a realização do curso, está planejando os novos estagiários para que aproveitem da melhor forma a experiência, que faz parte de sua formação acadêmica, e possam desenvolver suas atividades alinhadas aos objetivos da instituição.

#ParaTodosVerem: a foto que ilustra a matéria mostra um auditório com chão em carpete cor bege e, em primeiro plano, há uma fileira de cadeiras do tipo que os assentos abrem e fecham. As cadeiras têm a parte das costas e assentos em preto e a frente do encosto e assentos na cor vermelha. O palco está ocupado por mais de 60 pessoas, são os instrutores e os jovens estagiários da Escola Judicial no Auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro. Eles estão sorrindo, muitos estão de pé, fazem poses com mãos no bolso ou cruzadas à frente do corpo, alguns estão abaixados ou de joelhos no chão em poses alegres e descontraídas.  

Artigo anteriorO QUE É O AMOR PARA VOCÊ?
Próximo artigoPrefeito de Parintins assina ordem de serviço para pavimentação de 33 ruas na Vila Amazônia