Escoteiros do Amazonas participaram nesta quarta-feira (07-set) do desfile militar em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil. Cerca de 250 escoteiros desfilaram no centro de convenções do sambódromo.

Diversos grupos escoteiros da cidade de Manaus participaram do ato cívico, mais de 250 crianças, adolescentes e jovens e adultos voluntários abrilhantaram o desfile. O ato cívico foi organizado pelo Comando Militar da Amazônia.

O movimento escoteiro está presente em todo território nacional e conta com cerca de 100 mil associados, no Amazonas o escotismo vem crescendo desde 1915 e já dispõe de 11 unidades na capital e 10 interior.

Considerando a maior ONG de educação não formal do planeta o escotismo conta com 57 milhões de associados em mais de 223 países e territórios.

Benefícios do Escotismo

Um movimento de jovens e para jovens que busca a construção de um mundo melhor!

O Escotismo é um movimento de educação não formal, que complementa os esforços da família, escola e outras instituições e se propõe a oferecer atividades progressivas, atraentes e variadas, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, considerando as particularidades do seu desenvolvimento.

Jovens que integram o movimento escoteiro são desafiados a serem atuantes em suas comunidades, responsáveis pelas suas escolhas, respeitando ao próximo e a natureza e promovendo da paz.

Acreditamos que dessa forma podemos contribuir para que os jovens desenvolvam suas potencialidades, permeados por um marco referencial de valores, que se reforçam a partir da aceitação e comprometimento com a Lei e Promessa Escoteira.

Tudo isso está relacionado a experiência, por meio do sistema de equipe (socialização), incentivo a solidariedade, aprendizagem pela ação, em que os jovens aprendem por si mesmos por meio da observação, do descobrimento, da elaboração, da inovação e da experimentação, que soma ao conceito de aprendizagem pelo jogo que possibilita experimentar, aventurar, imaginar, sonhar, projetar, construir, criar e recriar a realidade. Não podendo deixar de citar a vida ao ar livre, que coloca jovens em contato com a natura possibilitando equilíbrio e encantamento, o marco simbólico que apresenta um conjunto de elementos que incorpora a proposta educativa e a celebração e valorização de conquistas ao longo do processo.

Para participar do movimento escoteiro basta acessar a página:
www.escoteirosdoamazonas.org.br

Artigo anteriorVídeos mostram momento em que cadeirante é executado a tiros em Manaus
Próximo artigoArthur Neto fala de luta para quebrar isolamento em visita a comunidade ribeirinha de Manaus