Durante o grande expediente nesta semana, no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) mostrou-se preocupado com as condições estruturais dos viadutos de Manaus e relembrou um acidente ocorrido no ano passado na Marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo quando um viaduto cedeu e cinco carros que passavam pelo local na hora do incidente caíram de uma altura de quase cinco metros. “Ninguém se feriu com gravidade. Até hoje, lá em São Paulo, ninguém sabe dizer ao certo os reais motivos do acidente, sabe-se que a falta de manutenção preventiva dos viadutos foi a causa mais provável do fato”, disse o vereador.

Dr. Ewerton citou a norma regulamentadora NBR 9452/2016 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)  que apresenta um conjunto de diretrizes e especificações, para a realização das atividades de inspeção e manutenção de pontes, viadutos e passarelas de concreto.

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

“Devemos realizar a inspeção e a manutenção dessas edificações a fim de evitar danos mais severos como desplacamento do concreto na base dos pilares, descascamento da tinta, trincas, manchas de mofo, presença de vegetação na contenção, com objetivo de evitar possíveis acidentes como ocorrido em São Paulo, que colocam em risco a vida da população”, defendeu.

“Em Manaus estamos vivendo um momento ímpar na construção de novos viadutos pela Prefeitura de Manaus num esforço imenso para melhorar o fluxo e o escoamento da nossa já tão complexa malha viária municipal, contudo, não podemos esquecer das edificações já existentes em nossa cidade e que também carecem, e muito, de manutenção preventiva”, concluiu.

Artigo anteriorTite convoca seleção com Gabigol, Rodrigo Caio e novatos
Próximo artigoConselheiro do TCE suspende pregão de R$ 50 milhões da ADS para Expoagro deste ano – Confira Decisão