
Portaria do Ministério da Casa Civil, publicada nessa segunda-feira (2/12), designou o delegado Leandro Almada da Costa para exercer a função de Diretor de Inteligência da Polícia Federal. Ele entra no lugar de Rodrigo Morais Fernandes, que foi o responsável por investigar a facada que o então candidato Jair Bolsonaro (PL) recebeu na campanha eleitoral de 2018.
Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Leandro Almada foi da Polícia Militar de Minas Gerais; foi militar do Exército por quatro anos antes de se tornar, em 2008, delegado da PF. Em 2021 foi nomeado para o cargo de Superintendente da Polícia Federal do Amazonas.
Leandro Almada da Costa atuou como superintendente da PF no Rio de Janeiro e teve destaque na resolução do caso Marielle Franco e Anderson Gomes.
A Diretoria de Inteligência é responsável por inquéritos sensíveis, como, por exemplo, as joias sauditas recebidas por Bolsonaro, o 8 de Janeiro, as denúncias contra o ex-ministro Silvio Almeida e o inquérito contra a deputada Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti, além da chamada “Abin Paralela”.







