A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), está com inscrições abertas para a eleição dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) pleito 2020/2021. A formação da comissão segue Norma Regulamentadora (NR) 05, do Ministério do Trabalho, e a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 63/2011, do Ministério da Saúde (MS).

A Cipa de um órgão ou unidade atua na prevenção e investigação de doenças e acidentes no local de trabalho, identifica riscos, realiza ações de saúde e integridade física. O objetivo é evitar acidentes e doenças ocupacionais. O processo é organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Fundação.

“Estamos realizando este processo de forma muito séria e seguindo as normas e orientações do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde. A comissão é muito importante para o desenvolvimento de ações de prevenção quanto a doenças e acidentes que podem acometer nossos funcionários”, afirma o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Eleição – A comissão será formada por 22 servidores estatutários, sendo 11 eleitos pelos próprios funcionários da FCecon e os demais indicados pela Direção da Fundação. Seguindo as normativas dos ministérios do Trabalho e Saúde, a eleição terá uma comissão formada por servidores da instituição.

Conforme o técnico em segurança do trabalho do SESMT/FCecon, Alessandro Moura, a Cipa é formada por um processo eleitoral anual, e a eleição do pleito 2020/2021 vai ocorrer entre os dias 14 e 16 de setembro, no auditório da FCecon, 3º andar. Para participar, o servidor precisa ir até a sala do SESMT, no 2º andar da Fundação, e apresentar o crachá ou outro documento de identificação funcional.

“A Cipa é importante porque é um grupo que trabalha em parceria com o SESMT da Fundação no qual ambos possam trabalhar juntos na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Estamos na fase de inscrição, em que o candidato será informado, receberá instruções e orientações para comparecer ao SESMT, para que então preencha o formulário e faça sua inscrição”, destaca Alessandro Moura.

Curso – Após a eleição, os membros da Cipa passarão por curso, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, com informações sobre investigação de acidentes, confecção de mapa de risco, conhecimentos dos riscos ambientais existentes em um local de trabalho, dentre outros.

A posse dos membros da comissão será no dia 2 de outubro.

Artigo anteriorPL aprovado garante prioridade às grávidas em marcação de consultas e exames no Sisreg
Próximo artigoApreensão histórica: Polícia Civil apreende drogas avaliadas em R$ 15 milhões, no Amazonas