Foi aprovado, nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei nº 532/2018 que obriga o sistema de regulação de consultas e exames (Sisreg) a conceder prioridade às mulheres grávidas no Amazonas. A proposta é de autoria da deputada estadual Mayara Pinheiro (PP).

O Sisreg é um sistema on-line que gerencia as demandas da rede básica de saúde à internação hospitalar. Independente da esfera (Federal, Estadual ou Municipal), o sistema organiza a lista de espera e agendamento das consultas e exames especializados.

De acordo com a parlamentar, existem três tipos de consultas e exames no Sisreg: por rotina, prioridade e urgência. As gestantes estão classificadas na categoria rotina, o que pode contribuir para o atraso de determinadas consultas e exames que precisam ser feitas em semanas específicas.

“Essa PL nada mais é que uma oportunidade para que as gestantes no Estado do Amazonas tenham prioridade, entrem em uma fila única e tenham suas demandas atendidas de forma prioritárias no território estadual. O objetivo final é a melhoria da assistência à gestante haja vista que o nosso Estado é protagonista, com um dos piores índices de mortalidade materno-infantil. Muitos dos exames e das consultas que as gestantes precisam durante seu pré-natal, precisam ser feitos em semanas propícias e específicas”, disse em plenário, ao defender a proposta.

A propositura garante que gestantes, desde o início do pré-natal até o nascimento do bebê, terão prioridade em qualquer encaminhamento feito no sistema e que a solicitação deverá ser atendida no prazo de 15 dias. O PL segue para sanção do Governo do Estado.

Artigo anteriorPrefeitura participa de campanha de alerta contra importunação sexual no transporte coletivo
Próximo artigoFCecon fará eleição para eleger comissão de prevenção de acidentes