Acervo da coordenadora do evento, Rosicleia Pereira de Lima

Em Coari (distante 363 km da capital), inicia-se nesta terça-feira (1°/10), às 17h, a “Feira de Matemática e suas tecnologias: Evolução e Contribuição da tecnologia no ensino da matemática aos alunos do ensino médio”. O evento, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), segue com atividades até o final do mês de novembro, na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento.

Amparado via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital n° 003/2024 da Fapeam, o encontro visa proporcionar a aprendizagem da Matemática aos alunos do ensino médio, através do uso e criação de ferramentas tecnológicas, disseminando o conhecimento, inserindo-as e contextualizando-as nas práticas docentes.

A coordenadora do evento e mestre em biotecnologia, Rosicleia Pereira de Lima, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, afirma que a programação conta com a apresentação de organização de estandes pelas turmas, onde cada um abordará sobre um aplicativo ou simuladores, que contribuem para o ensino da matemática e, dessa forma, ensinando ao público sua função e importância.

“A expectativa é disseminar o uso da tecnologia no ensino, tendo ela como apoio diário ao trabalho docente”, disse Rosicleia de Lima. O evento é destinado aos alunos do 9° ano e ensino médio da escola. A estimativa de participação é de 500 estudantes.

Apoio da Fapeam

O POP CT&I incentiva e apoia a realização de eventos de Popularização da Ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar o conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2024 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.

Os projetos devem propor a organização e execução de atividades que abordem as diversas áreas do conhecimento, como também o tema da de “Biomas Brasileiros: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais.

Sobre o apoio da Fapeam ao projeto, a coordenadora, Rosicleia Lima, comenta que o apoio financeiro para o evento permite a divulgação da ciência e tecnologia entre os alunos e docentes da toda a comunidade.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/

Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorReal Madrid aponta que LaLiga omitiu insultos contra Vinicius Jr.
Próximo artigoTramita na Aleam proposta de renegociação de dívidas de produtores rurais afetados pela seca