Foto: Ruth Jucá / ADS

Nesta quarta-feira (27/03), o Governo do Amazonas por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) iniciou o Feirão do Pescado com o objetivo de garantir à população o acesso ao pescado, tradicional alimento da Semana Santa.

A ação segue até esta sexta-feira (29/03), ocorrendo simultaneamente em três pontos da cidade, com a oferta de cerca de 113,6 toneladas de peixe, entre tambaqui, matrinxã, pirarucu e outras espécies; com preços mais acessíveis, resultado da análise de mercado e entendimento entre técnicos da ADS, produtores e pescadores amazonenses.

Além de garantir a ampliação da oferta de peixes nesse período do ano, o Feirão do Pescado traz novidades quanto aos impactos ambientais, conforme ressaltou a presidente da ADS, Michelle Bessa.

“Esta ação segue as orientações do governador Wilson Lima, visando assegurar o acesso ao pescado, impulsionando a indústria da piscicultura e oferecendo um produto saudável e de qualidade, com cuidado desde a pesca, beneficiamento e a gestão dos resíduos cárneos nas feiras”.

Para a edição deste ano, a ADS redesenhou a estrutura dos locais desta ação, dividindo-os em quatro setores: Hortifruti, Praça de Alimentação e Comercialização e Área de Beneficiamento, estação de limpeza do pescado. “Achei a Feira bem distribuída e organizada, o que facilita encontrar o produto que busco e me fazendo ganhar tempo”, revelou o engenheiro civil, Fábio Salazar.

Os cuidados às questões sanitárias se estendem em todo o processo, especialmente na manipulação dos produtos. Os feirantes e demais prestadores de serviços utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, garantindo a qualidade e frescor do pescado.

“Cumprimos as normas sanitárias, desde o beneficiamento à comercialização, afastando a possibilidade de fontes de contaminação”, garantiu o engenheiro de Pesca da ADS, Aprígio Mota.

Serviço

O Feirão do Pescado acontece de quarta (27/03) à sexta-feira (29/03), na Arena Amadeu Teixeira, Zona Centro-Sul; Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Zona Norte; e Centro Cultural Povos da Amazônia, Zona Sul. No horário: das 7h às 19h, exceto na sexta-feira, feriado religioso, onde será encerrada às 12h.

Artigo anteriorWilson Lima destaca projetos para elevar qualidade da educação no Amazonas
Próximo artigoNo Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros