Mauro Neto/Secom

Pontos turísticos, avenidas e praças de Parintins começaram a receber, neste domingo (23/06), 41 ecopontos do “Recicla, Galera”, para estimular a destinação correta de resíduos recicláveis durante o 57º Festival de Parintins. O projeto é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e Sistema Coca-Cola Brasil.

Os Ecopontos vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis, a partir de segunda-feira (24/06). O objetivo é facilitar a destinação e a coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana do festival. Segundo a secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia  Arruda, os ecopontos são peças fundamentais para o alcance da meta de reciclagem.

“O Festival de Parintins a cada ano vem crescendo mais e o público esperado para esse ano é de aproximadamente 125 mil pessoas. Com isso, a gente volta com a terceira edição no ‘Recicla, Galera’, para trazer novamente a educação ambiental e a mobilização pelo descarte correto de resíduos. (…) Estamos dando início a instalação dos ecopontos da cidade, que vão ser responsáveis pela coleta desse material e, posteriormente, destinação aos catadores”, destacou.

Neste ano, oito supermercados vão atuar em parceria com o “Recicla, Galera”, disponibilizando ecopontos para os consumidores e, também, destinando os próprios resíduos do estabelecimento à ação. Além da gestão de resíduos recicláveis, a ação também busca deixar um legado positivo para a cidade de Parintins, contribuindo para a consolidação da coleta seletiva.

Geração de renda

A participação do público após a instalação das estruturas será fundamental para dar a destinação correta dos resíduos, que irão contribuir para a geração de renda de 40 pessoas da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

Para a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas, a parceria com o “Recicla, Galera” fortalece a associação. “Para a gente é um prazer estar mais um ano com o “Recicla, Galera”, porque é um trabalho que eu sempre gostei de fazer. Não é só gerar renda para a Associação, mas a gente está contribuindo com o meio ambiente, porque um terço desse material que é recolhido e vai para a reciclagem deixa de ir para os lixões. A cidade só tem a ganhar e o meio ambiente também”, destacou.

Ecopontos

Os locais escolhidos para a instalação dos ecopontos incluem o Aeroporto, a Avenida Amazonas, o Canoeiros Bar, o Balneário Canta Galo, a orla de Parintins, a Coroa’s Peixaria, o PAC, o Porto, a Praça da Catedral, a Praça da Liberdade, a Praça Digital, a Praça do Mercado, a Praça dos Bois, o Estádio Tupy, a Praça do Japonês, Praça da Onça e outros pontos.

A localização exata de cada ecoponto pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/3VDCIBL.

Sobre o Recicla, Galera

O projeto ‘Recicla, Galera’ é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus.

O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa. Com informações de Agência Brasil.

Artigo anteriorA Transformação do Festival de Parintins pela Parceria da ENEVA
Próximo artigoAtor de ‘Piratas do Caribe’ é morto após ataque de tubarão