Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgados nesta quinta-feira, apontam para o crescimento dos casos de influenza A, em especial o H1N1, em adultos. De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, nas últimas quatro semanas cerca de 31% dos casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas a partir de 15 anos estavam associados ao vírus influenza A, sendo o vírus H1N1 a maioria dos subtipados.

No mês de março, apenas 9% dos casos nessa população foram associados ao influenza A. Em abril, a taxa subiu para 22%. Por outro lado, o vírus da Covid-19 saiu de um patamar de 80% dos casos positivos em março para um percentual de 53% nas últimas quatro semanas nesse mesmo público.

Já nas crianças, principalmente aquelas de até dois anos de idade, há crescimento das internações pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Os dados se referem ao período de 14 a 20 de maio.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, o VSR foi responsável por 45,7% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag). O Sars-CoV-2 foi identificado em 23,5%, o Influenza A em 17,8% dos casos e o influenza B em 6,9%.

Entre os óbitos, prevalece a Covid-19, com 51,7% dos casos, seguido do influenza A (20,9%), influenza B (12,3%) e VSR (10,4%).

Com informações de: O Globo

Artigo anteriorMário César detona Maduro, diz que venezuelanos comiam ratos e é rebatido por Sinésio: “só se fossem vacinados”
Próximo artigoImposto de Renda 2023: saiba o que fazer se você perdeu o prazo para enviar a declaração