Moradores de Tampa, no Estado norte-americano da Flórida, enchem sacos de areia na praia para esperar o impacto do furacão Ian. REUTERS/Shannon Stapleton

TAMPA (Reuters) – Moradores do Estado norte-americano da Flórida correram para colocar sacos de areia em volta de suas casas e estocar suprimentos de emergência nesta segunda-feira, esvaziando as prateleiras das lojas enquanto o furacão Ian girava em direção ao Estado trazendo ventos fortes, chuvas torrenciais e uma grande tempestade.

O caminho de Ian em direção à Flórida forçou a agência espacial norte-americana Nasa a retirar  seu foguete lunar gigante Artemis 1 de sua plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, depois de adiar a tão esperada missão pela terceira vez.

Ian era um furacão de categoria 2 na noite de segunda-feira, com ventos de mais de 160 quilômetros por hora e deve se intensificar antes de atingir Cuba. Os meteorologistas disseram que assim que Ian deixar a ilha, a tempestade pode atingir o norte de Tampa Bay na sexta-feira ou virar para noroeste em direção à região ocidental da Flórida, conhecida como Panhandle, ou “cabo da panela”.

“Esta é uma tempestade realmente grande”, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, em entrevista coletiva, dizendo que a tempestade poderia envolver ambas as costas do estado.

Artigo anteriorMúsica clássica e dança contemporânea encerram a programação de setembro, no Teatro Amazonas
Próximo artigoBC estabelece limite de cobrança de taxas nas máquinas de cartão