Veja – A CBF divulgou na última segunda-feira, 23, o Raio-X do Mercado 2019, onde faz um balanço do montante arrecado no ano pelos clubes brasileiros com a venda de 91 jogadores nos primeiros sete meses de 2019. Segundo os dados da entidade, de 1º de janeiro a 31 de julho, as transferências de atletas do Brasil para o exterior movimentaram 213 milhões de euros (cerca de 976 milhões de reais).

Tabela completa de jogos do Campeonato Brasileiro 2019

Os destaques do mercado no período foram o lateral-esquerdo Renan Lodi, vendido pelo Athletico-PR por 20 milhões de euros (algo como 90 milhões de reais) para o Atlético de Madri. A segunda transferência mais rentável foi a do volante Jean Lucas, revelado pelo Flamengo e que estava emprestado ao Santos, para o Lyon, por 8 milhões de euros (aproximadamente 35 milhões de reais).

Os clubes brasileiros, ao todo, negociaram 635 jogadores para o exterior até o dia 31 de julho, mas somente 91 envolveram valores. As demais transações foram de atletas sem contrato ou emprestados sem custo. O mercado brasileiro é dividido pela CBF em duas janelas de transferências internacionais: a primeira vai de 1º de janeiro a 3 de abril e a segunda, de 1º de julho a 31 de julho. Por isso, ainda não estão computadas negociações como a do atacante Pedro, do Fluminense para a Fiorentina, por 11 milhões de euros (o equivalente a 50,2 milhões de reais), pois a transação foi finalizada no dia 2 de setembro.

No segundo período da janela internacional, 983 jogadores vieram do exterior para o Brasil. De acordo com a CBF, essas transações movimentaram 59 milhões de euros (cerca de 268 milhões de reais). De todas as negociações, 745 foram registradas pelos clubes no sistema de transferências acessado pela CBF e conectado à Fifa. As outras transferências foram de jogadores amadores (150) e de futsal (88).

O Raio-X do Mercado divulgado pela CBF inclui ainda negócios realizados apenas entre clubes do país. Até 31 de julho, foram registradas 12.493 transferências internas que movimentaram 269 milhões de reais, 60 milhões a mais do que no ano anterior, quando 677 atletas de várias partes do mundo foram contratados por equipes do Brasil.

Artigo anteriorMurad diz que não sabia da deflagração na Operação Cashback, e Lino afirma que relação com Mouhamad era profissional
Próximo artigoAndressa Urach revela que contraiu DST e pensa em deixar evangelho