Garrafa descoberta — Foto: Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais e da Rede de Arqueologia da China

Arqueólogos da China descobriram um tipo raro de garrafa com mais de 7 mil anos no sítio arqueológico de Peiligang, na cidade de Xinzheng. O objeto já é considerado o artefato mais antigo deste tipo encontrado na China.

Garrafas com esse formato incomum, com boca pequena e fundo pontiagudo, estão entre os artefatos representativos da cultura Yangshao e foram desenterradas em casas e cemitérios. Existem várias teorias sobre sua função, inclusive ser considerado um recipiente para coleta de água, recipiente para fermentação ou item funerário.

De acordo com Li Yongqiang, pesquisador associado do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, uma estimativa preliminar da idade da garrafa recém-descoberta indica que ela tem aproximadamente 7.700 anos. Tem mais de 10 centímetros de comprimento, é muito compacto e muito menor do que as garrafas comumente vistas do período da cultura Yangshao.

A cultura, que remonta de 5.000 a 7.000 anos atrás, originou ao longo do curso do Rio Amarelo. “Esta descoberta fornece evidências materiais novas e cruciais para explorar a origem e a relação de desenvolvimento entre a cultura Peiligang e a cultura Yangshao”, disse Li.

Além disso, os arqueólogos descobriram um grande número de artefatos de pedra do Paleolítico, fragmentos de cascas de ovos de avestruz, pedaços de minério de ferro vermelho e outros itens no sítio Peiligang.

Com informações de O Globo

Artigo anteriorCiência explica por que o amor deixa as pessoas irracionais
Próximo artigoUltramaratonista que estava desaparecida é achada morta em SP