Olá pais pets, tudo bem com vocês? O nosso assunto de hoje é sobre o medo que os gatos sentem de água, se você já tentou dar banho em seu gatinho, já deve saber que é uma verdadeira missão o ato de aproximar o felino do local do banho, mas sair fugindo do banho não é uma regra entre os felinos, ainda há as exceções, gatos que gostam e se sentem à vontade quando estão na água.
A aversão que os gatos sentem pela água é ligada a um fator genético. Apesar de os gatos que temos em nossas residências serem domesticados, eles assim como os cachorros ainda têm alguns traços de herança genética da época de seus ancestrais selvagens, no caso dos gatos que conhecemos hoje, eles perderam algumas características, entretanto mantiveram outras, com o passar dos anos e uma dessas características é o medo do felino da água.
O que pode ajudar na hora do banho é que você não torne isso uma obrigação ao gato, não dê banhos muito regulares, isso vai deixar eles ainda mais estressados, e poderão fazer uma associação como algo ruim a hora do banho, até porque os gatos já têm a forma deles de se higienizarem, por meio de sua áspera língua, alguns gatos se lambem mais de uma vez no mesmo dia.
Uma dica para facilitar na hora do banho é que você crie um contato do gatinho com água, desde quando o gato é um filhote, ele ficará cada vez mais à vontade a ação de tomar banho, até que chegue sua fase adulta e ele não será tão resistente ao líquido, quanto um felino que não tenha sido criado com essa rotina desde filhote.
É importante que o xampu que será usado no gato, seja um próprio para o felino e lembrando que os banhos não necessitam serem frequentes, inclusive que se dado em demasia, além de irritar o felino a ação de dar muitos banhos pode por acabar retirando camada protetora da pele do gato, o deixando sensíveis a algum problema dermatológico.
Quer saber mais dicas e só acessar nosso instagram e ficar ligado @vemvetam