O Governo Federal assinou na noite desta quarta-feira, 19, editais para contratação do serviço de dragagem dos rios Amazonas e Solimões nos trechos entre Manaus Itacoatiara; Coari Codajás; Benjamin Constant Tabatinga; Benjamin Constant São Paulo de Olivença.

A medida atende a um pleito do governador Wilson Lima (União Brasil), que participou da cerimônia de forma remota. O governador agradeceu a ajuda do Governo Federal e lembrou que este ano o trabalho foi antecipado em meses, o que pode amenizar os efeitos da seca.

“A gente vai precisar muito dessa ajuda. Eu quero louvar a iniciativa de antecipar essas ações pois elas chegam em boa hora. Eu espero que a gente possa ter o menor impacto possível nesse período”, finalizou.

No total serão investidos mais de R$ 500 milhões para abrandar os impactos da forte estiagem que atingem a região.

De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, os investimentos são o maior volume de recursos em dragagem da história do Amazonas que deverão entrar no planejamento estratégico do Estado para que o setor produtivo tenha uma grande responsabilidade e a gente possa avançar nessa pauta tão importante para a região.

Wilson declarou que no mês de julho irá decretar Estado de Emergência nas calhas do Solimões, Juruá e Purus. O objetivo, segundo o governador, é iniciar as tratativas com ministérios e outros órgãos do Governo Federal para iniciar ações de ajuda às famílias afetadas.

Artigo anteriorIBGE: em 82% das áreas de atuação, mulheres ganham menos que homens
Próximo artigoLula reclama de autonomia no BC: “Pra servir quem?”