É do vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão (PPS) uma das oito vagas à Câmara Federal. Com 113.636 votos (até 99,88% de apuração do TSE/AM), Abrahão teve uma votação expressiva para representar o Amazonas em Brasília, a partir de janeiro de 2015, sendo o primeiro mais votado da coligação "Renovação e Experiência" em Manaus e o primeiro Deputado Federal eleito pelo PPS no Estado.

De acordo com Hissa, o resultado do pleito o surpreendeu, uma vez que fez uma campanha modesta, sem uso da máquina pública, com pouco recurso e sem a utilização de programas de rádio e televisão.

"Chegamos ao fim do pleito com sentimento de dever cumprido. Sabíamos que não seria fácil. Fomos perseguidos, tivemos nossas placas arrancadas, pessoas de nossa equipe foram ameaçadas nas ruas, tiveram seus carros jogados em sarjetas. Disputamos contra candidatos fortes e com recursos financeiros exagerados para quem concorreu ao cargo para deputado Federal. Mas fizemos uma campanha dentro de nossas limitações, limpa, transparente, com muito trabalho e contato direto com a população. Tanto que em Manaus, onde tivemos mais condição de trabalhar, obtivemos o primeiro lugar na nossa coligação", avaliou o deputado eleito.

Hissa Abrahão fez questão de agradecer a cada pessoa que direta ou indiretamente o ajudou na eleição.

"Agradeço acima de tudo a Deus e ao povo do Amazonas e estendo a minha gratidão à minha família, em nome da mãe Ecian, minha esposa Amanda, meus filhos Melissa e Hissa Neto, minha irmã Blenda, meu cunhado Elcy. Aos amigos que, em nome de Claudio Guenka, cumprimento a todos, a equipe que esteve comigo nesta eleição pegando sol, pegando chuva, a todos os correligionários do PPS: Guto Rodrigues, Zé Maria, Guiomar, Arnaldo e Manoel, a nossa juventude guerreira e incansável, a todos que me abençoaram, me abraçaram e que acreditam, acima de tudo, na minha vontade de servir. Podem ter certeza que, em Brasília, não vai faltar trabalho, coragem, voz e atitude para defender o nosso Estado. Muito grato por tudo", agradeceu.

Histórico

Hissa Nagib Abrahão Filho, tem 34 anos, é amazonense, casado com a advogada Amanda Abrahão e pai de Melissa, de 9 anos e Hissa Neto, de 4 anos. Formado em Economia e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, possui mestrado em Desenvolvimento Regional pela UFAM. Em 2008 foi eleito vereador de Manaus.

Em 2010 concorreu para Governador do Estado, obtendo uma votação expressiva. Exerce, atualmente, o cargo de vice-prefeito de Manaus e é considerado uma das maiores revelações do cenário político do Amazonas.

Serviço Público

Em 2008, Hissa Abrahão foi eleito vereador com 2338 votos, sendo ele o único candidato eleito pelo PPS à Prefeitura de Manaus. Na Câmara Municipal de Manaus se destacou como um dos mais propositivos. Entre seus projetos de Lei aprovados a regulamentação da profissão Camelô e a restrição da circulação de veículos pesados em alguns horários e Zonas de Manaus.

Em 2010, Hissa faz história novamente como o candidato à governador mais jovem do Amazonas e o segundo melhor.

Contribuição na Prefeitura

Em 2012, foi eleito vice-prefeito de Manaus e se destacou como secretário municipal de Infraestrutura (SEMINF) na qual criou uma competente equipe para dar agilidade na execução de obras importantes como:

– a criação de recuos para ônibus;

– inauguração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa;

– readequação da 1 etapa da Ponta Negra e inauguração da 2 etapa;

– execução de aproximadamente 100Km de infraestrutura Viária com revitalização de calçada, meio fio, sarjeta, canteiro central;

– construção do Complexo Viário com Passagem inferior entre as Avenidas Torquato Tapajós e Santos Dumont;

– revitalização das paradas no Canteiro Central;

– revitalização dos terminais T3, T4 e T5;

– retomada de construção de 15 creches e de quatro unidades básicas de saúde; aprovação no BID de recursos para a implantação do Projeto Nova Manaós;

– retomada da obra do PROURBIS (casas populares) com obras de drenagem, esgoto estação de tratamento e novo sistema viário;

– aprovação na CAF de recursos para execução de: Trincheira na entrada do Manoa, Viadutos da Bola do Produtor, Orla do Santo Antonio, Marina do Davi e Parque da Juventude; contratação de projeto de infraestrutura viária para a ações de Revitalização Urbana de Acessibilidade, Mobilidade e Segurança em toda a cidade de Manaus.

Hissa na Câmara Federal

• Propor a criação de Programas e Ações de Valorização e de Estímulo à carreira dos Profissionais da Educação.

• Apresentar proposições legislativas voltadas para o incentivo a projetos culturais e educacionais, a partir de incentivos fiscais.

• Lutar pela ampliação do número de vagas do ProUni e dos programas de subsídios à educação;

• Apresentar propostas visando tornar o FIES um programa mais justo, dentre as quais: ampliação do prazo de pagamento, ampliação do prazo de carência e diminuição dos juros cobrados.

• Debater constantemente, com a juventude, sobre temas relacionados ao primeiro emprego, à segurança, à educação ambiental, à educação sexual e às drogas visando à implementação de políticas que beneficiem à educação dos jovens.

• Buscar, junto ao governo federal, mais recursos financeiros para os programas oficiais que envolvam a participação das escolas e da sociedade civil organizada na luta contra as drogas.

• Apresentar proposições legislativas em benefício dos idosos, principalmente para: reposição de perdas salariais, recolocação no mercado de trabalho e pleno acesso a todos os direitos garantidos pela Constituição e pelo Estatuto do Idoso (saúde, segurança, moradia, seguridade social, etc.).

• Destinar emendas orçamentárias e buscar, junto ao governo federal, recursos extra orçamentários para a instalação, em Manaus e em todas as cidades do interior, de academias ao ar livre.

Artigo anteriorGrandes da literatura nacional estarão na segunda edição da Feira do Livro de Manaus
Próximo artigoA partir de 2 novembro telefones celulares dos amazonenses ganharão o nono dígito