
Um homem de 19 anos foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira, 23 de março, suspeito de maus-tratos contra três cães no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas.
A prisão ocorreu na rua 27 de Dezembro, após denúncia feita por uma organização não governamental de proteção animal, que apontava que os animais estavam sendo mantidos em condições inadequadas há cerca de três meses.
De acordo com o delegado Guilherme Antoniazzi, adjunto da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo, ao chegarem ao local, os policiais constataram a situação de abandono. Dois dos cães estavam acorrentados, enquanto o terceiro permanecia solto, porém todos viviam em um ambiente insalubre, com acúmulo de fezes, entulhos e sujeira.
Os animais apresentavam sinais de debilidade física e estavam infestados por carrapatos, o que reforçou a caracterização do crime de maus-tratos. Durante a abordagem, o suspeito alegou não ter condições financeiras para garantir alimentação adequada e assistência veterinária aos cães.
Após a constatação das irregularidades, os três cães foram resgatados e encaminhados para a ONG Anjos de Rua, onde passarão por avaliação e tratamento. O homem foi conduzido à unidade policial especializada, onde foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais. Ele deverá passar por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
O caso reforça a importância das denúncias feitas pela população e por entidades de proteção animal no combate a esse tipo de crime.







