
O tradicional Restaurante Lamas, considerado o mais antigo em funcionamento no Rio de Janeiro, foi atingido por um incêndio na tarde desta terça-feira (16), no bairro do Flamengo, Zona Sul da capital fluminense.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), equipes foram acionadas por volta das 17h22 para atender a ocorrência no estabelecimento localizado na Rua Marquês de Abrantes.
Segundo os bombeiros, não houve registro de vítimas.
Fogo teria começado na cozinha
De acordo com informações preliminares repassadas pelas autoridades, o incêndio teve início na cozinha do restaurante.
As equipes conseguiram controlar as chamas rapidamente, evitando que o fogo se espalhasse para outras áreas do imóvel.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma intensa fumaça saindo do prédio enquanto bombeiros cercavam a área para iniciar o combate ao incêndio.
Após a contenção das chamas, os militares permaneceram no local realizando o trabalho de rescaldo e resfriamento da estrutura para evitar novos focos.
A operação é conduzida por equipes do Quartel do Catete (DBM 1/1).
Patrimônio da história carioca
Fundado em 1874, o Café Lamas é considerado um dos estabelecimentos mais tradicionais da cidade e um importante patrimônio cultural carioca.
Originalmente instalado na esquina da Rua do Catete com o Largo do Machado, o local se tornou ponto de encontro de personalidades da política, da cultura e do esporte ao longo de mais de um século.
O restaurante também ocupa lugar especial na história do Flamengo. O espaço foi utilizado como ponto de encontro dos fundadores do clube e, posteriormente, tornou-se palco de comemorações de títulos da equipe rubro-negra.
Mudança de endereço
Após funcionar por mais de 100 anos em seu endereço original, o Lamas precisou ser transferido devido às obras de expansão do metrô do Rio de Janeiro.
Desde então, o restaurante opera na Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo, onde segue recebendo clientes e preservando parte da tradição gastronômica da cidade.
As causas do incêndio ainda deverão ser apuradas pelas autoridades.







