Reprodução/IstoÉ

O Irã confirmou a criação de uma linha de comunicação direta com os Estados Unidos para tratar da segurança da navegação no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais importantes do mundo para o transporte de petróleo e gás.

A informação foi divulgada por Mohammad Baqer Qalibaf, principal negociador iraniano, após as negociações realizadas no último domingo na Suíça. Segundo ele, o objetivo do canal de comunicação é evitar incidentes e reduzir o risco de confrontos na região.

Qalibaf afirmou à televisão estatal iraniana que o diálogo direto busca garantir maior estabilidade no estreito, por onde passa uma parcela significativa do comércio mundial de energia. A medida ocorre em meio aos esforços diplomáticos para reduzir as tensões entre Teerã e Washington.

Além da questão marítima, as negociações também resultaram na conclusão de um acordo para a liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos que permaneciam congelados no exterior. A liberação dos recursos é considerada um dos principais avanços do atual processo de aproximação entre os dois países.

O entendimento é visto como um passo importante para a diminuição das tensões no Oriente Médio e para a reconstrução da confiança entre Irã e Estados Unidos, após anos de sanções econômicas, disputas diplomáticas e confrontos indiretos na região.

Com informações de IstoÉ

Artigo anteriorRoberto Cidade anuncia reajuste para Educação, maior concurso da história da rede estadual e pacote de investimentos em escolas
Próximo artigoIMMU substitui bancos na estação São Jorge para melhorar conforto dos usuários