Foto: Halldor KOLBEINS / AFP

A Islândia se prepara para a possível erupção de um vulcão, algo que poderia ocorrer com apenas 30 minutos de aviso prévio. Especialistas ouvidos pela imprensa internacional nesta quinta-feira afirmam que existem sinais de que ele está “prestes a explodir”. A situação ocorre mais de uma semana depois de cerca de quatro mil habitantes da cidade de Grindavik, ao sul, terem saído da região por medo da erupção.

Em 10 de novembro, a Islândia declarou estado de emergência. Isso porque tremores atingiram a região, e os abalos sísmicos poderiam preceder a erupção vulcânica. Serviços meteorológicos haviam informado inicialmente que a erupção ocorreria “dentro de vários dias”. Em seguida, porém, especialistas notaram que quantidades de magma já estavam começando a subir verticalmente na crosta terrestre.

Nesta terça-feira, a Organização Meteorológica Islandesa (IMO) anunciou que a “zona de perigo” do vulcão foi expandida. Enquanto na última semana milhares de tremores foram registrados, desde segunda-feira este número caiu para 165. A mudança, porém, não é necessariamente positiva, segundo especialistas. Com menos abalos registrados, afirmaram, o vulcão deve entrar em erupção em breve.

Ao The Independent, Kristín Jónsdóttir, da IMO, afirmou que “a diminuição de terremotos foi vista no passado como um sinal de que o magma está se aproximando da superfície terrestre”. Indicações semelhantes ocorreram antes de uma erupção em 2021. Ainda assim, autoridades pontuam que, mesmo que o vulcão não entre em erupção, é provável que demore meses até que seja seguro para os moradores.

Imagens captadas por um drone da CNN mostram o interior da cratera. De acordo com Margaret Harley, professora de Ciências da Terra, a erupção ocorrerá quando uma fratura aberta que conecta o dique de magma à superfície terrestre se abrir. Enquanto isso, agora as autoridades se preparam para construir muros de defesa ao redor de uma usina geotérmica. A ideia é tentar protegê-la e desviar o fluxo de lava.

Com informações de: O Globo 

Artigo anteriorPetrobras não vai baixar preço da gasolina ‘por enquanto’, dizem fontes
Próximo artigoYasmin Brunet desabafa sobre comparações com Mel Maia