Vinte e cinco jovens, com idade a partir de 14 anos, foram contratados pela Unimed Manaus e, desde terça-feira (14/01) deram os primeiros passos para ter uma carreira profissional. Eles fazem parte da turma 2020 do Programa Aprendiz Cooperativo, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas (SESCOOP/AM) e, nos próximos 12 meses, irão se revezar entre as aulas teóricas e o trabalho no dia a dia nas unidades da Unimed Manaus. 

Boa parte desses jovens é atendida pelo Projeto Gente Grande, da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Guilherme da Silva Meireles, 15 anos, filho do meio de uma família de três irmãos, que sonha ser veterinário é um dos adolescentes que participa do projeto e foi contratado pela Unimed Manaus. Ele já tem planos para quando receber o dinheiro da bolsa: vai comprar um celular.

De acordo com o presidente executivo da Cooperativa Médica, Sérgio Ferreira, abrir espaço para o jovem aprendiz é uma questão de responsabilidade social e contribui para redução da exploração da mão de obra infantil. Ao mesmo tempo em que contribui para que os jovens ganhem experiência e tenham mais chance de crescer profissionalmente, e a Unimed Manaus está contribuindo para isso.

Sérgio Ferreira cita o exemplo de dois funcionários da Cooperativa que após concluírem o período de aprendizagem, foram contratados. Lucas Passos da Silva e Samara Cavalcante chegaram a Unimed Manaus em 2014, na condição de jovem  aprendiz, e na sequência, foram contratados na função de assistente de custos e assistente intercâmbio, respectivamente.

“Se a Unimed Manaus não tivesse me dado essa oportunidade, não sei se hoje eu estaria empregado. Durante o período de jovem aprendiz pude colocar em prática toda teoria aprendida nos cursos. Aprendi como me comportar no trabalho, como me relacionar com os clientes, com os colegas de trabalho. Agradeço muito a oportunidade”, afirma Lucas da Silva, hoje com 21 anos. Ele foi contratado como aprendiz aos 16 anos.

Durante o período de aprendizagem os jovens aprendizes contratados pela Unimed Manaus receberão um valor de meio salário mínimo, além de vale transporte. Durante o mês, em semanas alternadas, eles frequentarão as aulas dos cursos de formação, no SESCOOP/AM, e as atividades administrativas, nas unidades da cooperativa. A carga horária laboral é de 4 horas, de segunda a sexta-feira.

Papel social do cooperativismo

O presidente da OCB Amazonas, Merched Chaar destaca o papel social do programa Aprendiz Coorporativo e a importância da parceria com a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno.  “Esse programa abre as portas do mercado de trabalho para os jovens. Para que eles tenham um futuro melhor e ganhem experiência. A questão social está no DNA do cooperativismo”, afirma.

Merched Chaar ressalta ainda que, trabalhando em uma cooperativa, os jovens aprendem uma profissão e também entram em contato com a cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. Além da formação profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.

Sobre a Unimed – Em 2017, a Unimed completou 50 anos de atuação no mercado de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 346 cooperativas médicas, que prestam assistência para cerca de 18 milhões de beneficiários em todo País. Atuando sob o modelo cooperativista, a Unimed conta com mais de 113 mil médicos, 115 hospitais próprios e 2.584 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias que garantem a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas.

Sobre a Unimed Manaus – Com 40 anos de atuação, uma equipe médica composta por mais de 850 médicos cooperados e a mais completa rede hospitalar com 6 unidades, sendo 3 hospitais próprios, 90 clínicas, 11laboratórios, Centro de Oncologia, 2 Centros de Diagnóstico e Imagem, Unidade Coronariana com equipe 24 horas, Unidade Neonatal, UTI Pediátrica e Adulto, Pronto Socorro Adulto e Infantil, e 800 consultórios que atendem diversas especialidades.

Artigo anteriorCMM implanta sistema pioneiro para maior controle e transparência dos recursos públicos
Próximo artigoPresidente Bolsonaro deu “carta branca” para destruir Amazônia, diz ONG