A Escola Judicial (Ejud11) e o Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT-11) promovem, no próximo dia 9 de setembro, o ciclo de palestras “Justiça social: inclusão e transformação”. O objetivo é ampliar as discussões sobre ações afirmativas para enfrentamento do trabalho infantil e inserção dos jovens no mercado de trabalho de forma regular e no momento adequado. O evento vai acontecer das 14 às 16h no auditório do Anexo Administrativo, na Av. Tefé, 930 – Praça 14 de Janeiro, em Manaus (AM).
A abertura contará com a presença da presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes; da corregedora regional, desembargadora Marcia Nunes da Silva Bessa; do diretor da Ejud11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva; da gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no TRT-11, desembargadora Joicilene Jerônimo Portela; e do procurador do trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento.
As inscrições gratuitas estão disponíveis no Sympla até a data do evento. Haverá certificação com carga horária de 2h aos inscritos que efetivamente comparecerem. Acesse o link para adquirir seu convite:
Palestras
Inclusão Social: desafios e perspectivas
Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes (Tribunal Superior do Trabalho) – Mestra em Direito pela Universidade de Brasília (UnB)
Invisibilidade do trabalho infantil doméstico na Amazônia
Desembargadora Maria Zuila Lima Dutra (TRT da 8ª Região) – Mestra em Direito Fundamental e das Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA)
O papel transformador da Aprendizagem Profissional e impactos no combate ao trabalho infantil
Auditor do trabalho Emerson Victor Hugo Costa de Sá – Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Outorga de Medalhas da Ejud11
Na ocasião, também será realizada a solenidade de outorga da Medalha de Honra ao Mérito da Ejud11 à ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes e à desembargadora do TRT-8 Maria Zuila Lima Dutra. Em reconhecimento ao trabalho em prol da Justiça Trabalhista por meio de boas práticas criadas e implementadas nacionalmente, a ministra foi indicada pelo Conselho Consultivo da Ejud11 no ano de 2021. A desembargadora do TRT-8 foi indicada pela desembargadora Joicilene Jerônimo Portela em razão da relevante trajetória de luta e do reconhecido trabalho prestado à frente do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. A indicação foi ratificada pelo Conselho Consultivo da Ejud11.