A promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, há 22 anos atuando no Ministério Público do Estado do Amazonas, será a segunda mulher a comandar a instituição. Ela foi escolhida nesta terça-feira (11) pelo governador Amazonino Mendes como a nova Procuradora Geral de Justiça para o biênio 2018/2020. A posse de Leda Mara será no próximo mês.

A hoje desembargadora Socorro Guedes Moura, do Tribunal de Justiça do Amazonas, foi a primeira mulher a comandar o Ministério Público do Estado, no biênio 2003 e 2004.

Leda Mara, que já atuou no Grupo de Apoio de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve 123 votos, seguida pelo Procurador de Justiça José Roque Nunes Marques, com 89 votos, e o Promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães, com 80 votos.

A nova Chefe do MP-AM ainda reconheceu o grande desafio que será comandar a Instituição para acompanhar as evoluções sociais e atender ao cidadão com a eficiência devida.

“O MP tem hoje atribuições constitucionais essenciais para que tenhamos uma sociedade mais igual, justa e fraterna. Tenho consciência de que também temos problemas para acompanhar as evoluções sociais, inclusive o aumento da criminalidade organizada, mas estaremos preparados para esse enfrentamento. Vamos dar continuidade ao trabalho que já começou de uma geração que acredita ser possível fazer diferente, construir um Ministério Público forte, resolutivo e capaz de responder aos anseios da sociedade, a destinatária dos nossos serviços”, destacou Leda Mara.   

Posse dia 15 de outubro

A solenidade de posse será no próximo dia 15 de outubro. “Agradeço a toda a minha classe por ter confiado e acreditado no nosso projeto para o MP no próximo biênio, me consagrando vitoriosa nesse processo eleitoral com uma votação expressiva. Meu agradecimento também ao chefe do Executivo pela confiança depositada”, disse a PGJ eleita e nomeada. 

Currículo

A nova Chefe do Ministério Público é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1988), professora universitária da UFAM, ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1996. É Promotora de Justiça há 22 anos, atuando inicialmente na Comarca de Parintins (1996) e, já na capital, atuou área criminal e exercendo atividades no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e os cargos de Secretária-Geral e Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (2014/2018).

Artigo anteriorSeaop registra aumento de mais de 200% no número de prisões em 2018
Próximo artigoDesembargador Thury proíbe Amazonino de fazer campanha eleitoral em obras públicas – Confira Decisão