Por Elcimar Freitas (Maués) – Ser corno em Maués é sinônimo de homenagem. No município do Baixo Amazonas, o corno do ano é homenageado no carnaval popular pelo bloco que leva o nome de "Kcabeça de Touro" hoje um dos mais procurados pelos foliões para descer na Avenida do Samba, neste ano o tema do bloco é: "De macaco a touro, na bola de cristal em vi" e o homenageado, o pai de santo "Pai Ismael Macaco" foi para a avenida mostrar seu imensa chifre.

O ex-vice-prefeito da cidade, Denny Dorzane, presidente do bloco, disse que o Kcabeça de Touro é irreverente que homenageia todo ano o homem que foi traído pela esposa (o corno).

Cerca de 1.200 foliões foram para a Avenida do Samba para prestar a homenagem ao corno

"Essa traição tem de ser de fato e de direito", disse Denny, sorrindo e afirmando que todo ano o corno da cidade é homenageado e que alguns aceitam, mas outros não. "Não é todo mundo que entra no ritmo da gozação e na zombaria", acrescentou, informando que esse ano o corno aceitou o chifre numa boa.


Belas mulheres foram para a Avenida do Samba

Deny disse, que o corno do ano é o conhecido "Pai Ismael Macaco", que é uma pessoa mística que tinha sua esposa e seus filhos e que foi traído pela companheira. "Já se passou algum tempo, ele aceitou o chifre e hoje eles são amigos", informou o presidente, acrescentando que foi o corno quem criou o tema e letra da marchinha que o homenageia este ano.

Rapazes da comissão de frente tinham na cabeça imensos chifres

"É corno, mas é feliz", é o que ele diz para as pessoas em Maués. "Na letra ele conta todos os detalhes do seu chifre. Que foi para a mesa de bar. E hoje diz para todo mundo que está sendo homenageado", disse Denny, afirmando que nos 10 anos de existência do bloco é pela primeira vez que o corno homenageado vai desfilar na Avenida do Samba na madrugada desta segunda-feira com o maior chifre do bloco na cabeça.

De acordo com Denny, o ano todo em Maués as pessoas ficam atrás de saber quem vacilou, quer dizer levou chifre. "Olha vai ser homenageado pelo Kcabeça de Touro".

Artigo anteriorEscolas levarão de comida mineira ao fim do mundo para o sambódromo
Próximo artigoSalgueiro e Vila Isabel se destacam em desfile marcado pela chuva no Rio de Janeiro