Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial no Espírito Santo e venceria o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se as eleições fossem hoje, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (3) pelo Instituto Paraná Pesquisas. No cenário sem o ex-mandatário, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também aparece à frente de Lula.

O estudo ouviu 1.522 eleitores em 45 municípios capixabas entre os dias 28 e 31 de maio e apresenta margem de erro de 2,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

No cenário estimulado em que Jair Bolsonaro é candidato, ele aparece com 46,1% das intenções de voto, contra 29,5% de Lula. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro, com 8,9%, seguido por Ratinho Junior (PSD) com 3% e Ronaldo Caiado (União Brasil) com 1,4%.

Em um segundo cenário, sem a presença de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro lidera a disputa com 38,5%, superando Lula, que registra 29,8%. Ciro Gomes aparece novamente em terceiro (10,1%), seguido por Ratinho Junior (4,8%) e Ronaldo Caiado (3,2%).

Quando Tarcísio de Freitas (Republicanos) é incluído em um terceiro cenário, ele desponta com 30,4%, ficando tecnicamente empatado com Lula, que mantém os mesmos 29,8%. Os demais candidatos não passam de 10%.

Além da intenção de voto, a pesquisa também mediu a avaliação da gestão Lula. A administração do petista é reprovada por 57,2% dos entrevistados e aprovada por 39%. A desaprovação vem crescendo: em dezembro de 2024, era de 53,8%; em fevereiro de 2025, subiu para 55,4%; e agora atinge o maior patamar registrado no estado.

A maior rejeição ao governo Lula está entre os eleitores de 25 a 44 anos e entre os que possuem ensino superior. Já a aprovação tem desempenho melhor entre eleitores com ensino fundamental e pessoas acima de 60 anos.

Os dados da pesquisa indicam que o eleitorado capixaba permanece majoritariamente inclinado ao campo conservador, com potencial de apoio à família Bolsonaro, mesmo após a inelegibilidade do ex-presidente.

Confira Pesquisa

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Artigo anteriorQuem era jovem que morreu após comer bolo de pote: “Doce e sorridente”
Próximo artigoRaimundo Nonato Pereira, o ‘Nonatinho’, servidor mais antigo do Teatro Amazonas, morre aos 89 anos