A quatro dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 13 pontos de vantagem sobre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), na disputa pela Presidência da República. É o que mostra levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (28).
Em cenário de primeiro turno, Lula oscilou dois pontos para cima, para 46% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, divulgada na semana passada, ele tinha 44%. Já Bolsonaro caiu um ponto percentual, passando de 34% no levantamento anterior para os atuais 33%.
A oscilação de ambos ficou dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência aparece Ciro Gomes (PDT), com 6%, empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que ficou com 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) teve 1% das intenções de voto. Indecisos somam 5% e brancos e nulos são 4% dos entrevistados.
Eymael (DC), Felipe d’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não chegaram a marcar nem 1% das intenções de voto.
O Quaest ouviu 2.000 eleitores entre 24 e 27 de setembro de 2022. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04371/2022.
O intervalo de confiança é de 95%, o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro.
No cenário de segundo turno, Lula abriu 14 pontos de vantagem sobre Bolsonaro. Na semana passada, a vantagem era de dez pontos.
O ex-presidente aparece com 52% das intenções de voto, contra 38% de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, Lula tinha 50% e Bolsonaro, 40%. (InfoMoney)