A prefeita de Maués, Macelly Veras, esteve nesta quarta-feira, 9, na comunidade Osório da Fonseca, em visita à Escola Municipal Lauriano Freire, programada para ser reinaugurada no dia 15 deste mês.

Encontrada pela atual gestão municipal em avançado estado de abandono, a escola foi totalmente humanizada, com a restauração de sua estrutura, fortemente avariada pela ausência de manutenção.

Segundo Macelly Veras, a escola está pronta para ser inaugurada.

Acompanhada do deputado estadual Thiago Abrahim, da vereadora Iara Silva, do secretário municipal de Educação, Fredy Veras, e dos secretários executivos da Semed, a prefeita declarou que a reforma da escola, com salas climatizadas e novos equipamentos, além de proporcionar melhores condições de conforto à comunidade escolar, recupera a dignidade de professores, estudantes e servidores.

“Em cada sala foram instalados dois aparelhos de ar-condicionado, em um total de 14 equipamentos”, ressaltou a prefeita.

A última intervenção do município na escola ocorreu em 2018 e foi restrita à pintura do prédio.

Hoje, após oito anos no esquecimento, a unidade foi revitalizada, com melhorias em todos os espaços físicos, pintura, nova fachada e identificação, iluminação noturna, mobiliário e adequações estruturais.

A gestão municipal destinou ainda um grupo gerador de energia para atender tanto a escola quanto o posto de saúde da comunidade, fortalecendo a infraestrutura dos serviços públicos no Osório da Fonseca.

A obra integra os investimentos da Prefeitura de Maués na recuperação das escolas da zona rural.

No final de 2025, o deputado Thiago Abrahim destinou R$ 2 milhões em emenda parlamentar para a reforma de dez unidades, com intervenções definidas de acordo com a necessidade de cada escola, incluindo recuperação de telhados, pisos, forros e janelas, melhorias nos sistemas elétrico e hidráulico, climatização e ampliação de salas.

A Lauriano Freire integra um conjunto de 12 escolas que serão entregues reformadas na zona rural de Maués, sendo dez delas contempladas com recursos da emenda destinada pelo deputado Thiago Abrahim.

Artigo anteriorTodos os passageiros são resgatados após naufrágio do Almirante Oliveira V próximo a Juruá – Vídeo