Mais de 10 mil estudantes da rede estadual e municipal de ensino, participaram, ontem do desfile cívico, no Centro de Convenções (Sambódromo). De acordo com a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas por mais de duas horas assistiram o desfile cívico escolar. A programação cívica nas escolas começou no dia 1º de setembro, com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico, com a participação de alunos da rede municipal e estadual de ensino.

No desfile a Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu sua participação com a fanfarra da Escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro. Depois, foi a vez do pelotão de bandeiras representando as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), seguido por alunos da Educação Infantil. A Semed teve ainda o pelotão de alunos de todas as DDZs e fanfarras das Escolas Municipais Sônia Maria, José Sobreira e Ana Maria Barros.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou atento o desfile e disse que foi um momento especial para reflexão sobre a cidadania, mas também para mostrar o trabalho do município em prol da educação, em todas as áreas de atuação no processo de ensino e aprendizagem.

“Nós estamos vendo a organização, a disciplina, o cuidado, a educação, a aplicação, a preocupação de fazer o bem. Isso é uma coisa que temos de valorizar, pois reflete muito no que vai ser o cidadão de amanhã. Eles começam a aprender a noção de civismo, patriotismo, de organização, de respeito, de disciplina, agora, pois vejo com muito prazer cada um se esmerando ao máximo para ser melhor que o outro, sem ter ao mesmo tempo qualquer concorrência. No final, todos querem voltar para casa com o dever cumprido”.

Orgulho

A diretora Raquel Thomas, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, foi a educadora responsável por conduzir, no desfile escolar, os alunos da educação infantil. Para ela, representar essa faixa de ensino foi motivo de alegria e orgulho.

“É uma honra muito grande representar todos os Cmeis do município. Essas crianças vêm trabalhando os valores cívicos desde o primeiro período, mas a maioria aqui já faz parte do segundo período. Os pais aderiram à atividade e trouxeram as crianças, mas acima de tudo, perceberam que os valores cívicos são muito importantes à família e à sociedade. A escola faz seu papel e incentiva cada vez mais isso”, comentou.

O diretor Antônio Humberto, da Escola Municipal Raimundo Gonçalves Nogueira, do Zumbi, zona Leste, tem a mesma visão de que o desfile cívico é importante à formação, para o respeito e patriotismo do cidadão. "Esse regaste do momento patriótico é fundamental, pois muitos já não tinham esse sentimento, mas, mais importante ainda é aumentar essa participação de mais escolas no desfile”.

Feliz por ter participado da atividade cívica, a aluna do 5º ano, Aline Nascimento de Oliveira, 12, da Escola Municipal Nelson Neto, na Comunidade da Sharp, zona Leste, disse que representar sua escola na avenida tornou a sexta-feira dela um dia especial. “A apresentação foi muito boa, incluindo as fanfarras e porta-bandeiras, que era o que eu sempre quis ser e, agora, consegui com muita alegria”, disse.

Artigo anteriorCodajás e Anamã querem a volta de Eduardo Braga
Próximo artigoProjeto regula atuação de olheiros no futebol