Foto: Marcos Vasconcelos/Seas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), promove, a partir desta segunda-feira (06/05), uma capacitação voltada para os técnicos do Programa Criança Feliz, executado pela Seas. A qualificação é voltada para os 59 municípios amazonenses que participam do programa e encerra sua programação nesta sexta-feira (10/05).

A capacitação acontece no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e visa o aprimoramento das visitas domiciliares. De acordo com a coordenadora estadual do programa Criança Feliz, Camilla Parkei, técnicos cada vez mais qualificados garantem uma melhor execução do programa e atendimento às famílias.

“O objetivo aqui é aperfeiçoar essas visitas por meio de oficinas que discutem plano de ação e o método de Cuidados Para o Desenvolvimento da Criança (CDC), que é utilizado pelo programa e visa o desenvolvimento integral e integrado do público prioritário. Quando qualificamos e aperfeiçoamos nossos técnicos e as visitas, quem ganha são as famílias atendidas pelo programa”, disse.

O Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

O programa visa o desenvolvimento infantil integral, com atendimento desde a gestação até os 6 anos de idade. No Amazonas, o programa está em 59 dos 62 municípios.

Por meio de visitas domiciliares, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários das crianças. Os visitadores são capacitados nas mais diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, e cultura.

Artigo anteriorTemporada dos Corpos Artísticos e diversos espetáculos são as atrações de maio no Teatro Amazonas
Próximo artigoGoverno do Amazonas já realizou mais de 80 reuniões com entidades públicas e privadas para alinhar ações de enfrentamento à estiagem em 2024