Com uma forte política de valorização ao servidor público, a Prefeitura de Manaus foi reconhecida pelas ações de promoção à saúde do trabalhador ao vencer a edição 2019 do Prêmio “InovaSUS”, do Ministério da Saúde (MS), na categoria “Educação e Segurança do Trabalho”. 3

Ao todo, o concurso recebeu 194 inscrições, mas só 94 passaram na avaliação. Manaus concorreu com outras 24 cidades brasileiras e conquistou o primeiro lugar.

“Esse é mais um exemplo do reconhecimento que damos aos nossos servidores, que recebem em dia, sem nunca ter seus salários atrasados na nossa gestão. As ações em promoção à saúde têm sido intensificadas, sobretudo a partir desse projeto-piloto da Semsa, com palestras e atividades laborais em todas as secretarias. É nossa forma de agradecer ao empenho dos nossos servidores”, destacou o prefeito.

Implantado na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) há um ano, o projeto nasceu da preocupação do Departamento de Gestão do Trabalho (DTRAB) com a segurança e bem-estar dos servidores, promovendo várias ações de estímulo e valorização da segurança no trabalho e do cuidado com a saúde física e mental dos servidores. Pela colocação, a Prefeitura de Manaus irá receber um prêmio no valor de R$ 250 mil.

“Já colocamos em execução o piloto na sede, mas estamos iniciando o processo de expansão dessas práticas, primeiro, para os Distritos de Saúde e, depois, para as demais unidades, a fim de que esse novo modelo seja a regra nas unidades de saúde do município de Manaus, dentro do que orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto, que tem atenção especial com o bem-estar dos servidores”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O projeto propõe melhorias na saúde e segurança dos servidores em três eixos – Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho e Valorização do Servidor, através do trabalho de Serviço Social. Além disso, o projeto atende a duas Normas Reguladoras expedidas pelo Ministério do Trabalho (MT), para adoção em órgãos públicos: a NR 7, que institui o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), e a NR 9, que cria o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

A partir das medidas preconizadas nesses dois documentos, o DTRAB criou uma equipe encarregada exclusivamente de planejar e implementar ações que melhorem as condições físicas e ambientais do prédio da Semsa, bem como de promover, em nível individual, a manutenção da saúde e bem-estar, físico e mental, dos servidores da Secretaria. Trata-se da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DIQVT), criada em 2018.

Tudo, como explicou o gerente de Gestão do Trabalho da Semsa, Eymerson Encarnação, é parte de um esforço para criar uma nova cultura de atenção constante à saúde pelos servidores. “Queremos que o trabalho da nova divisão seja o início também de uma nova mentalidade para o serviço público na cidade de Manaus, onde todos estejamos mais atentos à valorização da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida. É esse esforço que o prêmio InovaSUS premia, e, com isso, ajuda a disseminar”, disse.

Prêmio InovaSUS

Desde 2011, o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/SGTES/MS) vem investindo no fomento à inovação na saúde por meio de ações como o Prêmio InovaSUS, que consiste em identificar, reconhecer, valorizar e potencializar práticas inovadoras na Gestão do Trabalho em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do incentivo financeiro, o prêmio promove e fortalece a rede de Gestão do Trabalho e favorece a incorporação e o desenvolvimento de temas e metodologias que se tornaram prioridades para o SUS.

Ao longo dos últimos anos, o Prêmio InovaSUS proporcionou importantes desdobramentos, como a instituição de redes e parcerias com Estados e municípios para fomento e desenvolvimento de ações relacionadas à Gestão do Trabalho no SUS, bem como a criação do Laboratório de Inovação em Gestão do Trabalho no SUS, onde estão sistematizadas de forma mais aprofundada algumas experiências vencedoras do prêmio.

Artigo anteriorConfira as vagas de empregos ofertadas pela prefeitura nesta segunda
Próximo artigoHomem é executado a tiros dentro de hospital público em Novo Aripuanã