Olá Navegante! Pode chegar, seja muito bem-vinda, muito bem-vindo, senta aí pra gente conversar um pouquinho! Lembra que em fevereiro tivemos duas campanhas? Tivemos Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja, que trouxeram visibilidade e conscientização para Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia assim como também para a Leucemia, respectivamente.
Neste mês de março a cor símbolo da campanha é lilás e representa a conscientização e prevenção do câncer de colo uterino. Devemos em nossa família e comunidade falar mais sobre a importância de fazer o exame de prevenção, também conhecido como Papanicolau. O exame é rápido, dura cerca de 5 minutos e não machuca a mulher, embora seja um pouco incômodo. Posso garantir que depilação dói muito mais e é um incômodo muito maior, e nem por isso as mulheres deixam de depilar todos os meses.
Março lilás serve também, para te lembrar de fazer o exame. Eu aproveitei a campanha e fiz meu exame hoje, antes da nossa conversa. O exame é disponibilizado gratuitamente na rede pública de saúde, mas se preferir pode também realizá-lo em laboratório particular, o exame geralmente tem um preço bem acessível, (entre 20 e 50 reais) e deve ser feito anualmente se possível. A faixa etária alvo para realização do exame é entre 25 e 64 anos.
Porque é importante realizar o exame de colo de útero? De acordo com os médicos, o câncer de colo de útero pode ser detectado facilmente nos exames preventivos. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam próximo de 100%. Prevenção é a chave! A realização periódica do exame Papanicolau vem sendo reconhecido como a estratégia mais efetiva contra a doença.
O câncer de colo de útero não apresenta geralmente sintomas em sua fase inicial, quando estes se manifestam a doença já se encontra em estágio avançado. Dentre os sintomas, podemos destacar:
- Dores intensas abdominais;
- Secreção vaginal desregulada;
- Sangramento vaginal intenso e seguido (este pode se manifestar após a relação sexual).
No dia 08 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, por isso a campanha desse mês é especialmente voltada para as mulheres. Mas caso você seja homem e esteja aqui, não se sinta constrangido, pois você com certeza tem alguma mulher em sua família, e você pode e deve incentivá-la a fazer o exame preventivo. Aproveite e compartilhe essa coluna com as mulheres do seu ciclo de convivência!
A você mulher, desde já desejo parabéns pelo nosso dia! #diainternacionaldamulher #marçolilás
Syrsjane N. Cordeiro
Psicóloga pelo UNASP – SP, Especialista em Saúde Mental. Já atuou como psicóloga na prevenção e promoção de saúde na atenção básica (NASF); na prevenção e promoção de saúde indígena no Alto Rio Solimões (SESAI); atuou também na área da assistência social, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).