
Durante encontro com lideranças políticas do interior, o presidente do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento, cravou que a candidatura da professora Maria do Carmo ao governo do estado é “irreversível”. O ex-prefeito de Manaus afirmou que a empresária e proprietária da Fametro representa a “única opção capaz de transformar o Amazonas em um estado desenvolvido e próspero”, destacando o orgulho do partido em tê-la como nome majoritário para 2026.
A declaração de Alfredo reforça o avanço do projeto eleitoral de Maria do Carmo dentro do PL e consolida o movimento interno em torno de sua pré-candidatura. O encontro desta segunda-feira (6) também foi visto como um gesto de força política, com o partido se preparando para disputar protagonismo nas eleições estaduais.
Tadeu de Souza sai em defesa dos pescadores do Madeira
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, voltou a defender os pescadores que enfrentam dificuldades com as novas regras do seguro-defeso impostas pelo governo federal. Durante reunião com a Colônia de Pescadores Z-31, em Humaitá, ele criticou a falta de sensibilidade das medidas, que não consideram a realidade amazônica, como a ausência de internet e as longas distâncias entre comunidades e sedes municipais.
Tadeu afirmou que, embora o recadastramento seja necessário, ele não pode gerar mais obstáculos para quem vive da pesca. “Como vice-governador, me coloco à disposição da categoria e de Humaitá para que vocês tenham um guerreiro a mais nessa batalha”, declarou, sendo aplaudido pelos presentes.
Wilker Barreto destaca papel da ExpoPIM na Indústria 4.0
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Wilker Barreto participou da abertura da ExpoPIM 4.0 – Nova Indústria do Brasil, evento que busca preparar o Polo Industrial de Manaus para os desafios da Indústria 4.0. O parlamentar destacou a importância da iniciativa para manter o Amazonas na vanguarda do desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
Em seu discurso, Wilker ressaltou que o modelo da Zona Franca continua sendo o motor da economia regional e deve ser defendido como patrimônio nacional. Ele elogiou o trabalho da Suframa e do setor empresarial na atualização do parque industrial e afirmou que o evento ajuda a combater a “desinformação” sobre os benefícios do modelo para o Brasil.
Roberto Cidade cria lei para incentivar jovens no mercado digital
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), sancionou a Lei nº 7.715/2025, que estabelece diretrizes para incentivar o empreendedorismo jovem no mercado digital. A medida beneficia principalmente jovens em situação de vulnerabilidade, com foco em inovação, capacitação tecnológica e geração de renda no ambiente online.
Segundo Roberto Cidade, a iniciativa busca preparar a juventude amazonense para o futuro e reduzir desigualdades sociais. “Com esta lei, queremos promover inclusão digital, protagonismo e autonomia financeira. O empreendedorismo digital é um caminho concreto para fortalecer a economia do Amazonas”, afirmou o parlamentar.
MPAM conclui auditorias do projeto “Juntos pela Vida” em Manaus
O Ministério Público do Amazonas finalizou, entre 23 de setembro e 3 de outubro, as últimas 28 auditorias do projeto “Juntos pela Vida” em escolas da capital. A ação envolveu 146 instituições públicas e alcançou 52.732 alunos, dos quais 44.874 foram vacinados, fortalecendo a cobertura imunológica na rede escolar.
Com os resultados, o MPAM segue para o interior, onde o projeto se estenderá até 15 de outubro. Ao todo, 25 escolas já foram avaliadas e estão aptas a receber o selo “Juntos pela Vida 2025”. A iniciativa reforça o compromisso do órgão com a saúde preventiva e a mobilização comunitária em torno da vacinação infantil.
Capitão Alberto Neto participa da Festa da Pesca Tucunaré
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) marcou presença na 30ª Festa da Pesca ao Tucunaré, em Nhamundá, no Baixo Amazonas. Ao lado da prefeita Marina Pandolfo e do vice-prefeito Neto Carvalho, o parlamentar destacou o envio de mais de R$ 10,4 milhões em emendas para o município, destinadas à saúde, assistência social e infraestrutura.
Alberto Neto afirmou que continuará destinando recursos para a região, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local. “As emendas permitem manter os serviços de saúde, realizar mutirões de cirurgia e garantir dignidade ao nosso povo”, afirmou o deputado, que recebeu apoio de lideranças locais e do vereador Coronel Rosses, de Manaus.










