O 9º Distrito Naval disponibilizou para a comunidade marítima e fluviária da região os dados atualizados da sondagem realizada pelo Aviso Hidroceanográfico (AvHoFlu) “Rio Solimões” em trechos críticos do Rio Madeira.

De acordo com o 9º Distrito Naval, as plantas batimétricas – batimétrica -já estão disponíveis no site da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (marinha.mil.br/cfaoc/) e da Capitania Fluvial de Porto Velho (marinha.mil.br/cfpv/).

Os dados de sondagem foram analisados pelo Centro de Navegação e Hidrografia do Noroeste (CHN-9) e são o resultado do levantamento hidrográfico que o AvHoFlu “Rio Solimões” está realizando no rio Madeira desde o dia 03 de julho.

Segundo o órgão, o objetivo da sondagem, que continua até o dia 20 de setembro, é estabelecer uma rota segura para as embarcações que trafegam durante o período da seca no Rio Madeira. Adicionalmente, a Capitania Fluvial de Porto Velho mantém acompanhamento do nível do Rio Madeira e emite portarias com as necessárias restrições de navegação.

Para minimizar os impactos da seca neste ano, o Comando do 9 Distrito Naval elaborou o Plano de Ação para a seca 2024 que contém medidas para que os seus navios, lanchas e aeronaves estejam preparados logisticamente e operacionalmente para atuarem nos pontos críticos à segurança da navegação da Amazônia Ocidental.

O plano prevê o emprego das Capitanias e Agências na mitigação dos impactos da seca, incrementando as ações de presença e o acompanhamento da situação dos rios e lagos. Caso necessário, também serão empregados os meios no combate aos incêndios florestais ou no transporte emergencial de alimentos e materiais.

Artigo anteriorPastores da IDPB também declaram apoio à reeleição de David Almeida
Próximo artigo“Não vou permitir que desconstruam todo um trabalho que a gente vem desenvolvendo”, afirma deputada Mayra Dias após denunciar abuso de poder na Aleam