
O Ministério da Educação (MEC) promoveu nesta segunda-feira (23), em Manaus, uma série de encontros com autoridades educacionais do Amazonas com o objetivo de fortalecer a cooperação entre governo federal, estado e municípios para avançar na alfabetização de crianças. A ação integra as estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa que busca garantir que os alunos estejam alfabetizados até o fim do 2º ano do ensino fundamental.
Durante o evento, realizado com a presença de prefeitos, secretários municipais de Educação e representantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, e a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, apresentaram metas, estratégias e ferramentas do CNCA a cerca de 250 participantes.
“O compromisso com a alfabetização é de todos: governo federal, estados e municípios. É uma das principais prioridades do presidente Lula e do ministro Camilo Santana. Estamos mobilizados para garantir avanços concretos”, destacou Barchini.
O programa estabelece como meta nacional que ao menos 80% das crianças estejam alfabetizadas até 2030, ao fim do 2º ano do fundamental. Atualmente, 99,8% dos municípios brasileiros já aderiram à iniciativa. Além da alfabetização em idade adequada, o CNCA também prevê ações de recuperação de aprendizagem para alunos do 3º ao 5º ano, impactados pela pandemia.
A secretária Kátia Schweickardt enfatizou que o MEC está disponível para auxiliar as redes de ensino que enfrentam dificuldades. “Queremos apoiar ações estratégicas, principalmente nas escolas com maior vulnerabilidade. O Ministério oferece, por exemplo, plataforma gratuita para avaliações formativas e materiais pedagógicos de qualidade”, disse.
Entre as medidas apoiadas estão a formação continuada de professores, implantação dos Cantinhos da Leitura, projetos de governança local, e acompanhamento sistemático dos avanços nas escolas. A equipe técnica também realizou atividades com articuladores regionais e estaduais, que elaboraram planos de ação para os próximos três meses.
A secretária municipal de Educação de Itacoatiara, Vanessa Miglioranza, destacou a importância da parceria com o MEC. “Na nossa rede, mais de 4 mil crianças estão na idade de alfabetização. Estamos construindo uma nova história na educação do município com o apoio do Governo Federal”, afirmou.
Como parte da agenda, os representantes do MEC visitaram o Centro Integrado Municipal de Educação Dra. Viviane Estrela Marques Rodella (Cime), localizado no bairro Lago Azul, na capital amazonense. A escola, que atende mais de 1,3 mil alunos, é considerada referência na rede municipal de ensino.
Na visita, foram apresentados espaços de inovação como a sala de recursos, o centro de tecnologias educacionais e o espaço “Rede de Saberes”. O Cime desenvolve ainda projetos como “Jogos com materiais reciclados para a alfabetização” e “Cordel Amazônico Vozes das Águas”, com apoio de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do MEC.
A unidade também integra o Programa Escola em Tempo Integral, oferecendo jornada estendida a mais de 200 alunos do 4º ano do ensino fundamental.










