Na manhã desta quinta-feira (17/10), a presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, vereadora Mirtes Salles (PL), realizou o I Workshop de Empreendedorismo Feminino “Elas Empreendem”, no auditório Zany dos Reis da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O evento teve a participação do empreendedor Vinicius Areb e das instrutoras do Sebrae, Alcelania Almeida e Vanusa Abner, que palestraram para mais 60 mulheres que tem o sonho de empreender e conquistar a independência financeira.

O Wokshop teve duração de quatro horas e a vereadora Mirtes Salles apresentou cases de sucesso do seu projeto Mulher Empreendedora para incentivar as mulheres que desejam abrir o próprio negócio. “Esse foi o primeiro Workshop de muitos que quero realizar, foi um sucesso, conseguimos atingir nosso objetivo de levar informação para as mulheres que precisam de incentivo para dar o primeiro passo. É gratificante ver que o trabalho da Comissão da Mulher está atingindo a sua meta, empoderar todas e dar a elas autonomia para empreender e para que tenham sabedoria para investir dinheiro em seu negócio”, disse.

A participação das mulheres na vida econômica brasileira aumenta consideravelmente a cada ano. Cada vez mais mulheres buscam empreender, pois muitas delas querem uma atividade rentável que possa ser construída de forma autônoma e independente. De acordo com a pesquisa GEM Brasil 2015 (Global Entrepreneurship Monitor), o público feminino é mais expressivo do que o masculino, quando o assunto é a abertura de novos empreendimentos.

Vinicius Areb, que começou a empreendedor aos 12 anos, sempre teve o sonho de mudar a vida das pessoas, e hoje, durante a palestra levou motivação para as mulheres. “Trouxe aqui para essas mulheres dicas de como serem boas empreendedoras, eu comecei cedo e nem sempre conseguia tudo que queria, mas com dedicação e trabalho, hoje estou aqui, empreendendo e levando incentivo para todos que pensam em desistir na primeira tentativa fracassada. A vereadora Mirtes Salles está de parabéns por trazer projetos como o Mulher empreendedora que transforma a vida das mulheres em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

A Comissão da Mulher da CMM está realizando diversos eventos para levar empoderamento feminino para todas que precisam de apoio com os projetos Mulher Empreendedora e agora o Fios de Vida que resgatam e aumentam a autoestima das mulheres de Manaus.

Mulher Empreendedora

Em cinco meses de lançamento já atendeu 70 mulheres em situação de vulnerabilidade social e que sonham em conquistar sua independência financeira. Seis dessas mulheres já tiveram suas linhas de microcrédito aprovadas e 30 já foram habilitadas a receber o financiamento.

A proposta do projeto Mulher Empreendedora é promover o empoderamento feminino, principalmente a mulheres que estão em vulnerabilidade social, reduzindo as desigualdades a alcançar sua independência e autonomia financeira, com a utilização de recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao desenvolvimento social do Estado do Amazonas (FMPES).

As mulheres são capacitadas através de cursos de gestão e técnicos de acordo com o seu ramo de empreendimento, contando com parceiros como a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam). 

Como participar

Para participar do projeto compareça ao gabinete 09, da Câmara Municipal de Manaus, localizado na Av. Padre Agostinho Caballero Martin, 850, Santo Antônio. É preciso apresentar cópia e original do CPF, RG e comprovante de residência. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Artigo anteriorSilves e Itapiranga terão ganhos milionários com exploração do Gás Natural, diz Josué Neto
Próximo artigoDesembargador do TRE-MG proíbe novos inquéritos contra ministro do Turismo