O Comando do 9º Distrito Naval inaugurou ontem, a Mostra Cultural “A Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental” no Mirante Lúcia Almeida, em Manaus-AM. Com a Mostra, os turistas e visitantes do espaço poderão conhecer um pouco da trajetória da Marinha na região amazônica, assim como as ações de Patrulha Naval, Assistência Hospitalar, entre outras.

Dentre os itens expostos na Mostra, está o busto do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha. Ao redor do busto, o visitante também pode visualizar o mastro da Bandeira Nacional, um quadro de nós e boias de sinalização náutica. O espaço conta, ainda com a réplica de um passadiço (compartimento do navio de onde o mesmo é comandado).

O público também poderá conferir uma réplica do quadro “A Conquista da amazônia” de 1907, do pintor niteroiense Antônio Parreiras (1860-1937), que retrata a épica expedição chefiada por explorador Pedro Teixeira (1587-1641) pelo Rio Amazonas, no ano de 1637; réplicas de algumas obras do artista manauara Moacir Andrade; além de uma encenação dos defensores da Amazônia do artista plástico parintinense Juarez Lima.

Por meio de painéis de fotos, totens fixos e interativo, são apresentadas as atividades da Marinha do Brasil na atenção às comunidades ribeirinhas, na Amazônia Azul, região do mar que pertence ao Brasil, e na Antártica, outro ambiente de pesquisa e preservação do qual o Brasil participa. Uma linha do tempo também marca a fundação das Organizações Militares que foram criadas pela Marinha para atuarem na defesa da Amazônia Ocidental.

A concepção da Mostra Cultural “A Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental” foi possível graças à concessão do espaço pela Prefeitura de Manaus, e a colaboração de empresas parceiras: o Estaleiro Bertolini, o Estaleiro Juruá, o Estaleiro Bibi, a Navegação Waldomiro Lustosa, a Trevo Navegação, a Yamaha Motor e as empresas de praticagem PROA, Manaus Pilots e Praticagem de Manaus.

Artigo anteriorDia de Cooperar oferece mais de 55 serviços gratuitos neste sábado na Cidade Nova
Próximo artigoFestival de Férias 2024 promete diversão e cultura para toda a família