O Dia das Crianças, comemorado anualmente no dia 12 de outubro, foi criado para fortalecer os direitos das crianças e adolescentes, ampliando a consciência coletiva e a responsabilidade dos adultos – em especial, dos pais – para garantir que eles recebam os cuidados necessários durante essa fase tão importante da vida.

Como parte da tradição, os adultos costumam oferecer presentes, proporcionar atividades especiais e de entretenimento. Mas é importante ir além e reconhecer o papel que as crianças ocupam e ressaltar o sentimento de pertencimento bem como o lugar delas na sociedade, fazendo com que se sintam valorizadas, especiais e amadas. É, portanto, um momento para celebrar a infância, etapa relevante para o desenvolvimento físico e mental, em que se vivem as primeiras experiências sociais fora do núcleo familiar, por meio da convivência com outras crianças e adultos no ambiente escolar.

É a partir da interação e do convívio com outras crianças, que se começa a construir a identidade e a descobrir o outro. Quando ela chega à escola, seu foco ainda é o próprio mundo e, ao longo do tempo, com a ajuda do trabalho realizado por professores e educadores, passa a perceber seus colegas, o outro. É nessa fase da vida, durante a Educação Infantil, que a criança amplia sua autopercepção, assim como a percepção do outro. Além de valorizar sua identidade, ela aprende a respeitar os outros e a observar as diferenças entre ela e seus colegas.

Comemorar o Dia das Crianças é uma maneira de homenageá-las, mas também de fortalecer a afetividade no ambiente escolar e familiar.  Por isso, é importante realizar atividades especiais neste dia e proporcionar momentos de lazer e diversão, que resgatem o significado da comemoração, uma infância saudável que forma adultos saudáveis. São nesses momentos de brincadeira e interação que o desenvolvimento das competências e habilidades fundamentais como raciocínio, atenção, imaginação, criatividade e socialização são trabalhadas.

Essas experiências vividas na infância influenciarão a vida adulta, por isso, é tão importante promover uma formação que contemple os aspectos emocionais e afetivos. É uma data para todos nós relembrarmos a importância de proporcionar uma infância saudável a todas as crianças e assumir o compromisso com as leis e estatutos que definem os direitos delas. Feliz Dia das Crianças a todos!

Artigo anteriorEstudo analisa potencial de plantas amazônicas no combate à hipertensão
Próximo artigoCaixa começa a pagar parcela de outubro do Auxílio Brasil