Joilson Souza

Por Joilson Remanso

Novo Remanso é uma comunidade na verdade ( Menino Jesus) do município de Itacoatiara, no estado do Amazonas, situada à margem esquerda do rio Amazonas. A vila (como chamamos por sua extensão urbana ) tem uma história marcada pela exploração de recursos naturais, como madeira, corantes e essências vegetais, e pela construção de uma estrada que liga a região à capital Manaus.

A origem da vila remonta à instalação de uma fábrica chamada Usina Brasil, que extraía corantes e essências de plantas como o pau-brasil, no início do século XX. A Usina foi vendida em 1963 e o novo proprietário tentou implantar uma plantação de cana-de-açúcar, sem sucesso. Em 1970, as atividades da Usina foram encerradas.

Em 1976, um grupo de empresários portugueses assumiu o empreendimento e criou a Cia Agrícola Industrial da Amazônia, ou Ciazônia, que se dedicava à extração e beneficiamento de madeira. A Ciazônia atraiu muitas famílias para a região e deu nome ao lugar. No entanto, a empresa faliu em 1980 e suas terras e bens foram penhorados pelo Banco do Brasil.

O nome Novo Remanso surgiu entre 1976 e 1980, por causa de uma característica geográfica do local onde a vila está localizada, um remanso do rio Amazonas. O Sr. João Lima, adventista, teve influência na escolha desse nome devido suas atividades da igreja na localidade.

Alguns moradores ainda chamam a vila de Menino Jesus ou Ciazônia. Em 1988, o senhor Juarez Leal começou a doar lotes de terra para incentivar o desenvolvimento populacional da vila.

Até 1986, o único meio de transporte na região era o fluvial. Aproximadamente partir de 1999 , iniciou-se a construção de uma trilha de 42 km pela floresta, que dava acesso à rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara. Em 2000, o ramal de acesso à vila foi entregue às comunidades de Novo Remanso e arredores. Com a estrada asfaltada, houve um rápido crescimento populacional e econômico da região, facilitando o escoamento da produção.

Atualmente, Novo Remanso é conhecida como a capital do abacaxi, por ser uma das maiores produtoras da fruta no estado. A vila também tem uma expectativa de crescimento industrial com a implantação do Terminal Portuário Novo Remanso, que já está em funcionamento, recebendo navios carregados de soja e gerando empregos.

A sua estrutura urbana está alinhada com o desenvolvimento do estado.
Iluminação a led
Urbanização com 40% asfaltada
Posto de saúde reformado
Escolas municipais reformadas.
Abastecimento de água com poços artesiano
Coleta de lixo
Rede hoteleira
Pontos turístico.
Posto policial
Posto do IDAM
ADAF
Polo da UEA a ser implantado em junho de 2024.

Novo Remanso é uma vila charmosa, que preserva sua história e cultura, e que busca se desenvolver de forma sustentável, aproveitando as potencialidades da região amazônica.

Artigo anteriorFamília cria vaquinha para tratar câncer do filho do indigenista Bruno
Próximo artigoEstudantes protestam contra alta na tarifa do transporte por trilhos