Os novos aparelhos de ginástica artística, doados ao Centro de Ginástica do Amazonas (CGA) pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), começaram a ser montados na quinta-feira (23/01) por um técnico da CBG, que veio especialmente a Manaus para realizar o serviço. Os equipamentos foram doados por meio de comodato ao Centro, que funciona na sede da Vila Olímpica de Manaus e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, para o transporte.

Avaliados em aproximadamente R$ 500 mil e com marca internacional reconhecida pela Confederação Internacional de Ginástica (FIG), os equipamentos transformam o Centro em um dos espaços mais bem equipados da região Norte para a prática da Ginástica Artística. O material vai atender alunos da Federação Amazonense de Ginástica (FAG), e do Núcleo de Iniciação ao Esporte da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Foram doados ao CGA aparelhos de solo, paralelas assimétricas, paralelas simétricas, argolas, barra fixa, salto sobre a mesa, trave de equilíbrio. Já estão montadas as argolas, barras assimétricas e solo, e os trabalhos devem ser concluídos na sexta-feira (24/01).

De acordo com a vice-presidente da CBG e gestora do Projeto Núcleo de Base da Federação Amazonense de Ginástica (FAG) que funciona no Centro, Verônica Martins, após a montagem dos equipamentos, uma data será escolhida junto à Confederação para a inauguração dos equipamentos.

“Queremos fazer uma festa simbólica para inaugurar os novos aparelhos. Acredito que a chegada de mais esse recurso será uma excelente forma de fortalecer a ginástica no Amazonas”, afirmou.

Segundo a presidente, o ano de 2020 já começa bastante promissor com a novidade. Ela também explicou que o material, além de ser utilizado nos treinamentos, também poderá servir para a realização de competições da modalidade, atraindo assim cada vez maus praticantes do esporte.

Jogos Escolares – Em 2019, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que promove os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), informou que, a partir de 2020, a competição passaria a contar com disputas nas modalidades de Ginástica Artística e Taekwondo. Para Verônica Martins, a inclusão dessa modalidade nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) será fundamental para a evolução dos atletas.

“Com isso, teremos oportunidades para mostrar o potencial de nossos atletas e todo o trabalho desenvolvido para que, daqui para frente, esse investimento possa trazer bons resultados para a ginástica artística do Amazonas”, enfatizou.

Balanço – Dentre as competições e atividades realizadas pela FAG em 2019, Verônica considerou como satisfatório o desempenho amazonense nas competições e nos treinamentos. Segundo ela, a Federação trabalhou fortemente na reorganização das atividades do ginásio.

“Quase todos os clubes amazonenses participaram, em julho do ano passado, do Torneio Regional, em Manaus, e classificaram ginastas para o Torneio Nacional, realizado pela CBG em Brasília, em outubro de 2019. Portanto o desempenho dos clubes foi satisfatório e espero que cresça ainda mais em 2020”, profetizou.

Artigo anteriorDeputado realiza reunião com representantes dos produtores rurais de Rio Preto da Eva
Próximo artigoPalmeiras defende série de nove jogos sem derrota para o São Paulo