Os 22 novos promotores de Justiça aprovados no concurso do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), homologado em 2022, estão prontos para assumir suas respectivas promotorias de Justiça no interior do estado. A previsão é que todos estejam em suas comarcas até o dia 12 de junho, conforme o prazo estabelecido pelo MPAM. Ao todo, 21 municípios receberão esses novos profissionais.

Desde o dia 15 de abril, os promotores participaram do Curso de Ingresso, organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPAM, que ocorreu no auditório Gebes de Mello Medeiros, na sede do MPAM. As últimas atividades do curso incluíram a apresentação de artigos jurídicos, nos dias 22 e 23 de maio, que serão publicados na próxima edição da Revista Jurídica do Ministério Público.

Esses novos promotores terão um papel crucial no contato direto entre o Ministério Público e a sociedade, defendendo os direitos dos cidadãos, participando de audiências, investigando e ouvindo testemunhas para apurar irregularidades e crimes, além de apoiar as eleições municipais e desempenhar outras funções essenciais do Parquet.

O procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ressaltou a importância da chegada dos novos promotores ao interior do estado: “A ida dos novos colegas para o interior é um farol para a Justiça, uma vez que os promotores são os profissionais que atuam no sistema jurídico, com a função de defender os interesses da sociedade, promover a Justiça e garantir o cumprimento das leis”.

Todos os municípios do Amazonas serão beneficiados com a chegada dos novos promotores. Destes, apenas Coari receberá dois promotores para a 1ª e 2ª Promotorias. Municípios mais distantes, como Atalaia do Norte (na calha do Alto Solimões), Santa Isabel do Rio Negro (no Alto Rio Negro), Ipixuna (no Médio Amazonas) e Manicoré (no Madeira), também serão contemplados.

Gabriela Rabelo Vasconcelos, que assumirá a 1ª Promotoria de Justiça de Tabatinga, expressou sua empolgação: “A minha expectativa em relação ao ingresso nessa carreira tão importante é a mais alta possível, pois é a realização de um sonho pessoal. Como o Ministério Público é uma instituição que cuida do povo, eu vou a Tabatinga de braços abertos para vivenciar essa experiência, levando cidadania à população local”.

Com a chegada dos novos promotores, o MPAM reforça seu compromisso com a justiça e a defesa dos direitos dos cidadãos em todas as regiões do Amazonas, promovendo um serviço mais próximo e eficaz para a população do interior do estado.

Municípios contemplados 

  1. Amaturá- Suelen Shirley Rodrigues da Silva Oliveira
  2. Atalaia do Norte – Dimaikon Dellon Silva do Nasciment
  3. Benjamin Constant – Alison Almeida Santos Buchacher
  4. Boa Vista do Ramos- Anne Caroline Amaral de Lima
  5. Boca do Acre – Marcos Patrick Sena Leite
  6. Canutama- Maria Cynara Rodrigues da Silva Oliveira
  7. Coari – Marcelo Scarin Jantorno e Bruno Escórcio Cerqueira Barros
  8. Eirunepé – Yury Dutra da Silva
  9. Fonte Boa – Aramis Pereira Júnior
  10. Ipixuna – Ludmilla Dematte de Freitas Coutinho
  11. Japurá – Emiliana do Carmo Silva
  12. Jutaí – Matheus de Oliveira Santana
  13. Lábrea- Elison Nascimento da Silva
  14. Manicoré – Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra
  15. Maraã – Marcos Túlio Pereira Correia Júnior
  16. Nova Olinda do Norte – Tainá dos Santos Madela
  17. Santa Isabel do Rio Negro – Paulo Fernandes Medeiros Júnior
  18. Santo Antônio do Içá – Lucas Souza Pinha
  19. São Paulo de Olivença – Kyara Trindade Barbosa
  20. Tabatinga – Gabriela Rabelo Vasconcelos
  21. Uarini – Christian Anderson Ferreira da Gama

Artigo anteriorAlunos reúnem 44 denúncias de assédio contra professor da Unesp
Próximo artigoMP instaura procedimento para garantir atendimento inclusivo a pessoas com deficiência auditiva