O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, em visita a Manaus nesta segunda-feira, 11, declarou que o Brasil não vai conseguir vacinar todo o povo contra a Covid-19 se não começar a produzir a sua própria vacina.

O motivo? Conforme afirmou o ministro, em tempo de pandemia as importações praticamente deixam de existir.

À título de exemplo, ele lembrou que o Brasil não conseguiu importar um único respirador nesse período de pandemia e que toda a demanda foi suprida pelas indústrias locais.

Até o momento, segundo o ministro, o Ministério da Saúde conta apenas com 8 milhões de doses de vacina – 6 milhões do Butantã, compradas da China e 2 milhões da Índia. Somente.

Desde que a Anvisa consiga a documentação de uso emergencial da vacina chinesa e a índia autorize a exportação nos nesses próximos dias, no dia 20 de janeiro começa a vacinação em todo o Brasil.

Pazzuelo falou, também, de 4 milhões de doses da Sputnik V, de fabricação Russa, que poderão reforçar o início da vacinação.

O ministro da Saúde comentou sobre os contratos  com as empresas Jassem, Moderna e Pfizer.

Pazuello chegou a rir ao falar das quantidades disponibilizadas pelas empresas. “Três milhões, referia-se a Jassem, não daria para vacinar a população do Rio de Janeiro (risos)”.

https://www.fatoamazonico.com.br/em-manaus-ministro-pazuello-diz-que-vacinacao-contra-covid-19-comeca-no-dia-d-na-hora-h/

Artigo anteriorHomem joga corda para salvar rapaz arrastado por enxurrada em Goiânia
Próximo artigoGoverno divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021