
Mensagem do poeta aos políticos brasileiros.
Joilson Souza.
O Brasil vive um cansaço profundo. Não é só crise política ou econômica. É a sensação de que o acordo básico entre cidadão e país deixou de existir.
Pagamos impostos altíssimos e recebemos serviços ruins. Trabalhamos duro e mal conseguimos pagar as contas. Seguimos as regras e vemos outros cortarem a fila. Jovens estudam anos e não encontram futuro. A sensação é de que o jogo está viciado.
O problema não é só de um governo ou partido. É do sistema. A política virou guerra de torcida, enquanto o cidadão sofre com saúde precária, escolas sem qualidade, violência e burocracia que sufoca.
Mas 2026 pode ser um ponto de virada. Precisamos de uma nova conversa, baseada em dois pilares simples:
1. Justiça de verdade
Que signifique:saúde e educação de qualidade para todos, não só para quem pode pagar. Leis que valham igual para ricos e pobres. Impostos mais justos, menos no arroz e feijão, mais em quem tem muito. Um país onde o esforço seja recompensado.
2. Competência na gestão
Precisamos de governantes que gerenciem o país como uma casa que precisa funcionar com planejamento, transparência e foco em resultados. Menos discurso, mais obra. Menos indicação por apadrinhamento, mais contratação por capacidade. Usar a tecnologia para servir o povo, não para criar mais burocracia.
Isso não é discurso de esquerda ou direita. É bom senso. Ou começamos a exigir propostas concretas como reduzir filas no SUS, melhorar escolas, baixar custo de vida ou continuaremos nesse círculo vicioso de esperança e frustração.
A reconstrução começa com um voto consciente e uma cobrança permanente. Exigindo dos candidatos não promessas vagas, mas planos claros com metas e prazos. E, depois das eleições, acompanhando, cobrando, participando.
O pacto está quebrado, sim. Mas podemos refazê-lo. Com as mãos na massa, sem ilusões, mas também sem desistir do país. Basta decidirmos que o futuro vale mais que as brigas da esquerda ou da direita.
O Brasil que funciona para todos ainda está por ser construído. E essa construção depende de cada um de nós.
Políticos honrem o voto popular honrem o povo brasileiro.




